Por Eduardo Luiz
30/03/2023, 08h27

(Fotos: Cesar Greco/Palmeiras)

Atleta com mais finais disputadas na história do Palmeiras – 11, ao lado de Gómez, Raphael Veiga, Rony e Zinho, o goleiro Weverton pode se isolar como jogador da posição com mais títulos pelo clube caso conquiste o seu terceiro estadual. Hoje o camisa 21 divide o posto com o lendário Oberdan Cattani (os dois têm 9 taças).

Em busca da décima, Weverton apontou os motivos do Verdão ser um dos protagonistas do futebol brasileiro nos últimos anos: manter uma estrutura vencedora e contar com profissionais com fome de títulos, mas humildes.

“Quando você mantém uma estrutura vencedora, de jogadores que se orgulham do que estamos construindo, faz a gente continuar pagando o preço para continuarmos vencendo. Quanto mais vai passando o tempo, os adversários vão nos conhecendo mais e vamos virando alvo deles. Isso torna cada vez mais difícil a nossa missão. A gente tem um excelente treinador, que vai se reinventando, mudando o jeito de jogar e fazendo coisas diferentes. E o mais legal de tudo é que o grupo abraça e entende”, iniciou.

“Ninguém constrói o que temos sem trabalho, sem renúncias e sacrifícios. Uma das frases do Abel é fazer o que for preciso para o Palmeiras vencer e não o que a gente quer. Temos feito isso, temos colocado sempre o nós à frente do eu. Acho que isso se reflete dentro de campo e, mantendo essa espinha dorsal, nos traz tranquilidade, principalmente para a garotada que está subindo e buscando o seu espaço. Esse é um dos segredos do Palmeiras: nós, os experientes, não temos vergonha de sermos os carregadores de piano, os caras que têm de suportar as pressões para os moleques poderem só desempenhar o bom futebol deles. Aqui não temos vaidade”, completou.

Sobre a 12ª decisão que vai disputar, do Campeonato Paulista contra o Água Santa, Weverton projetou o confronto: “Ninguém chega a uma final por acaso, por sorte. O Água Santa tem méritos, tem grandes jogadores, é uma boa equipe e tem um excelente treinador. A gente sabe que terá dificuldades como em qualquer decisão e estamos nos preparando para isso no dia a dia”.

O ídolo ainda concluiu: “Será uma grande final, com dois jogos muito difíceis, e ninguém ganha decisão antes de jogar. Nosso objetivo é buscar mais uma taça e estamos aqui todos os dias pagando esse preço para que no domingo possamos dar início a essa decisão de uma forma positiva”.

As 11 finais que Weverton disputou pelo Palmeiras:

Paulista 2020 (campeão)
Paulista 2021
Paulista 2022 (campeão)

Copa do Brasil 2020 (campeão)

Libertadores 2020 (campeão)
Libertadores 2021 (campeão)

Supercopa 2021
Supercopa 2023 (campeão)

Recopa 2021
Recopa 2022 (campeão)

Mundial 2021

Colecionador de taças: além dos 7 títulos em finais, Weverton tem outros 2 em pontos corridos, os Brasileiros de 2018 e 2022.

Participe do canal do PTD no WhatsApp