Por Eduardo Luiz
31/03/2020, 00h01

(Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras)

Enquanto os campeonatos não voltam, o PTD inicia hoje uma série de comparações entre grandes jogadores que marcaram ou que ainda marcam época no Palmeiras. Para começar vamos comparar dois zagueiros: Gustavo Gómez x Yerry Mina.

Ex-Milan, o paraguaio, de 26 anos, está no Verdão desde junho de 2018 e é titular absoluto desde então. Ao lado de Luan, formou uma dupla praticamente intransponível na conquista do Brasileirão de 2018, parceria que se estendeu com sucesso até a metade de 2019, quando superaram a marca de 1.200 minutos sem sofrer gols.

Contratado em maio de 2016 junto ao Independiente Santa Fe, da Colômbia, Mina, hoje com 25 anos, também se adaptou rapidamente ao Palmeiras. Com Vitor Hugo, formou a dupla de zaga menos vazada do Campeonato Brasileiro de 2016, quando o Verdão conquistou o Enea.

Números: negociado em janeiro de 2018 com o Barcelona por R$ 46 milhões, Mina disputou 49 partidas e fez 9 gols; ele entrou para a história ao marcar gol em todos rivais (Corinthians, São Paulo e Santos) logo no primeiro clássico contra cada equipe.

Com contrato de gaveta até dezembro de 2023, Gómez tem 73 jogos disputados e marcou os mesmos 9 gols de Mina. Por enquanto, só não marcou contra o Corinthians (considerando os rivais locais).

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Características de jogo: os pontos fortes de Mina são: jogo aéreo, velocidade e boa saída de bola. Já Gómez se destaca pelo bom posicionamento, frieza e precisão nos botes/desarmes. Mesmo não sendo tão artilheiro quanto Mina, também é bom no jogo aéreo.

Veredicto: o PTD considera Mina e Gómez dois zagueiros excepcionais, muito acima da média no futebol brasileiro, mas como a ideia do Debate é apontar o melhor, não ficaremos em cima do muro. Na nossa avaliação Gómez supera Mina por muito pouco.

E você? Eleja o melhor através da enquete abaixo e também deixe sua avaliação nos comentários.