Amigos Palestrinos, boa tarde.

Porque Nero mandou queimar Roma?

Calma, historiadores em tempos modernos defendem a tese de que teria sido acidental tudo que aconteceu na capital do império Romano em 64 D.C. Lógico, o que nos dizem os livros de história foi escrito décadas após o ocorrido e a verdade sobre o ocorrido naquela ocasião acaba se tornando um mistério.

Independente se foi para repaginar a metrópole, ou que tenha surgido acidentalmente, o fogo ateado por Nero, ou não, destruiu grande parte da maior cidade do império.

Assim como as chamas arderam por dias causando destruição, mortes e grande prejuízo naquela época, notícias tendenciosas, sem fontes claras, sem investigação preliminar também provocam alvoroço e mutilam as chances de crescimento de qualquer instituição.

Não digo, neste texto, que denúncias não devam ser investigadas, pois sou partidário de que, se fez algo errado deve pagar, seja quem for. Porém a exposição gerada por uma denúncia jogada aos abutres não trás nenhum ganho ao que realmente nos interessa, ou alguém acha que alimentar o ódio a jogadores, familiares e executivos irá resolver algo?

Também não ajuda em nada lermos notícias de jornalistas que notoriamente as lançam apenas para gerar “likes” e discussões e nós alimentarmos tudo isso, criticamos tanto esse tipo de jornalismo, mas esquecemos de não abrir a página do mesmo.

Volto a dizer, erros existiram para este ano e o mesmo pode, por enquanto, se considerar perdido, mas não podemos esquecer que quem planta a discórdia ateando fogo na Sociedade Esportiva Palmeiras se esconde atrás de nós torcedores que apenas queremos comemorar vitórias e títulos.

A cobrança para 2020 ser diferente deve partir de forma pacífica, protestar sim, agredir e alimentar informações sem termos provas, não. Fatos, temos vários, mas se quisermos realmente ajudar, devemos encontrar as provas de forma silenciosa e usa-las sem alarde, punindo assim quem de direito e não nosso verdão.

Família deve resolver suas diferenças dentro de casa, não externando-as ao público em geral.

Para quem acha que os fins justificam os meios, e que bato demais nesta tecla, rezem para no final não vermos Nero (o do Palmeiras) tocando sua arpa enquanto o ardor das chamas destrói o que construímos nos últimos anos.

Avanti Palestra.

Leandro Santile