Por Eduardo Luiz
02/02/2021, 17h55

Com reservas, Verdão saiu na frente com Emerson Santos, mas cedeu a igualdade no segundo tempo. Partida foi a última antes do embarque para a disputa do Mundial.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Repleto de reservas – 10 no total, o Palmeiras viu o Botafogo iniciar o jogo tentando tomar a iniciativa. Aos 54 segundos Kevin arriscou um chute da entrada da área, por cima. A resposta do Verdão não demorou. Aos 4 minutos Mayke enfiou para Breno Lopes, que cruzou para Lucas Lima chutar prensado, para fora.

Aos 7 minutos outra investida da equipe carioca: após cobrança de escanteio, Rafael Foster ganhou de Alan Empereur pelo alto e escorou para fora. Na queda, o lateral do Botafogo torceu o tornozelo e precisou ser substituído. Aos 15 minutos Scarpa cobrou escanteio na cabeça de Emerson Santos, que marcou seu primeiro gol pelo Palmeiras justamente contra o ex-clube: 1 a 0.

Jogando em ritmo de treino, o Verdão teve outra oportunidade aos 18 minutos: Breno Lopes cruzou, Willian resvalou e Scarpa chegou chutando, para fora. Depois dessa jogada, o time diminuiu a intensidade e viu o Botafogo dar uma ligeira melhorada. Aos 29 minutos Kevin cruzou, Weverton errou na saída do gol e Mayke afastou o perigo, mandando para escanteio.

A chance perdida pelo Botafogo foi a senha para o Palmeiras voltar a competir. Aos 33 minutos Lucas Lima enfiou para Scarpa, que finalizou mal, sem direção. Aos 38, num contra-ataque de 2 contra ninguém, Willian carregou demais a bola e ao invés de dar o gol de presente para Breno Lopes, chutou em cima do goleiro. Na cobrança do escanteio, após bate-rebate, a bola sobrou para Breno Lopes chutar rente à trave esquerda de Diego Cavalieri.

Autor do gol, Emerson Santos sentiu uma lesão no pé aos 40 minutos e não conseguiu continuar na partida. Kuscevic entrou em seu lugar. Os minutos finais do primeiro tempo foram mais brigados do que jogados.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Na etapa final, sem alterações, o Palmeiras manteve o controle da partida, mas sem conseguir ser incisivo. Aos 6 minutos Breno Lopes cruzou para Willian, que não alcançou. Aos 10, Breno tentou ele a sorte ao fintar seu marcador e bater colocado de canhota, para fora.

O Botafogo chegou pela primeira vez aos 11 minutos num chute fraco de Cesinha que Weverton defendeu sem dificuldade. Aos 14, Matheus Nascimento desarmou Lucas Lima e tocou para Rafael Navarro, que acertou um chute indefensável para o camisa 21 Palmeirense: 1 a 1.

Pouco depois do inesperado empate, aos 21 minutos o técnico Abel Ferreira mexeu no time: Lucas Lima e Felipe Melo deram lugar a Esteves e Gabriel Menino, respectivamente. O Verdão até aumentou a posse de bola, mas seguiu com dificuldades para criar chances claras de gol.

Aos 41 minutos a última cartada de Abel para buscar a vitória: ele trocou Alan Empereur por Gabriel Silva. Não adiantou. Com o empate, o Palmeiras vai a 53 pontos no Brasileirão e se mantém a sexta colocação.

Agora o Verdão muda o foco para o Mundial. No domingo (7/02), em Doha, no Catar, o campeão da Libertadores enfrenta o vencedor do duelo entre Tigres-MEX e Ulsan Hyundai-KOR, que jogarão na quinta-feira.

Notícias relacionadas: