Por Eduardo Luiz
28/09/2023, 23h27

Time de Abel Ferreira desempenhou péssimo futebol e ficou no 0 a 0 com o Boca Juniors. Vaga na final da Libertadores será definida em uma semana.

Covarde, Palmeiras joga para não perder na Bombonera e atinge objetivo
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem surpresa na escalação, mas no 3-5-2 e não no 4-2-3-1 habitual, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Boca Juniors tomar a iniciativa. Logo aos 2 minutos Cavani bateu prensado e Weverton defendeu. Aos 3, Piquerez cruzou para Artur, que dominou, tirou do zagueiro, e bateu para fora. Se a bola entra, seria lance para VAR. Aos 11 minutos Marcos Rocha enfiou para Rony, que ficaria em boa condição se conseguisse dominar, o que não aconteceu.

Os dois lances alviverdes foram isolados, já que o time da casa era melhor. Aos 15 minutos Marcos Rocha cometeu falta boba perto da área, Barco cobrou e Cavani, no primeiro pau, concluiu para fora. Aos 16, Medina experimentou de média distância e errou o alvo. No lance seguinte Piquerez errou na saída de bola e o Boca armou contra-ataque que só não foi fatal porque Weverton e Gómez travaram Medina.

O Palmeiras só voltou a criar algo aos 27 minutos, e foi numa bola parada: Raphael Veiga cobrou escanteio e Rony escorou para fora. Aos 29, após bola perdida por Gabriel Menino na intermediária, o Boca criou outra boa chance: Barco cruzou rasteiro para Merentiel resvalar na bola; Weverton tirou com os olhos.

Na reta final do primeiro tempo o Boca Juniors intensificou a pressão. Aos 40 minutos Marcos Rocha “tabelou” com Ezequiel Fernández, que invadiu a área e concluiu muito mal. Aos 41, Merentiel arriscou um chute rasteiro, cruzado, mas Weverton estava atento. Três minutos depois Advíncula cruzou, Merentiel ajeitou e Barco isolou. No último lance antes do intervalo Advíncula cruzou na cabeça de Cavani, que atrapalhado por Gómez escorou para fora; Weverton já estava batido no lance.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem alterações, o Palmeiras voltou para o segundo tempo tentando mostrar outra postura. Aos 2 minutos Rony deu bom passe para Mayke ganhar de um zagueiro, invadir a área, mas ser travado por Barco na hora da finalização. Aos 8, Zé Rafael recebeu de Piquerez e bateu por cima. Aos 10 minutos Marcos Rocha enfiou para Raphael Veiga chutar forte, à direita do goleiro.

A mudança de atitude, no entanto, foi passageira. Logo o Boca retomou as rédeas da partida. Aos 13 minutos Advíncula cruzou, Weverton hesitou para sair, Fabra cabeceou e parou no goleiro; na sobra Merentiel fez gol, mas antes Fabra atropelou Marcos Rocha e o árbitro acertou em marcar a falta.

Aos 19 minutos Fabra arriscou de longe, nas mãos do goleiro Palmeirense. Aos 23, Barco copiou o companheiro e conseguiu levar perigo; Weverton fez boa defesa. Aos 26 minutos Veiga pegou de primeira uma sobra da entrada da área, fácil para Romero. Aos 29, Piquerez cruzou para Veiga chutar no meio do gol, onde estava o goleiro.

Apenas aos 31 minutos o técnico Abel Ferreira resolveu mexer no time. Artur e Gabriel Menino deram lugar a Luis Guilherme e Richard Ríos, respectivamente. Aos 33, Veiga arriscou de média distância, sem direção. Aos 34, Fabra cruzou, Gómez desviou e a bola foi na cabeça de Benedetto, que escorou no peito de Murilo. Aos 37, Medina soltou a bomba da intermediária, mas Weverton estava atento.

Aos 41 minutos Abel trocou Zé Rafael por Fabinho. Com o gás renovado na marcação, e também já considerando o cansaço do adversário, o sistema defensivo Palmeirense parou de sofrer. Por outro lado o ofensivo seguiu inoperante. Aos 48, apenas a 2 minutos do fim, Abel Ferreira trocou Mayke por Breno Lopes, e Rony por Endrick. Obviamente nada aconteceu.

O empate em Buenos Aires deixa a vaga na final da Libertadores completamente em aberto. O jogo de volta da semifinal acontecerá em uma semana (5/10), no Allianz Parque.

Domingo (1/10), provavelmente com um time alternativo, o Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino pelo Brasileirão. A partida será disputada em Bragança Paulista, às 18h30.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações