Por Eduardo Luiz
05/04/2023, 23h23

Verdão saiu na frente com López, mas sofreu o revés na altitude de La Paz. Derrota por 3 a 1 faz o time de Abel Ferreira terminar a 1ª rodada na lanterna do Grupo C.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com um time todo reserva, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Bolívar tomar a iniciativa. Aos 3 minutos Hervías arriscou de fora da área, a bola desviou em Naves e saiu em escanteio. Aos 4, após cobrança do segundo tiro de canto seguido, Bentaberry subiu sozinho e escorou para fora.

Aos 8 minutos, numa falta inventada pelo árbitro perto da área, Saucedo cobrou direito, a bola desviou em Artur e quase enganou Marcelo Lomba, que mostrou reflexo para fazer uma boa defesa. O gol parecia maduro, até que aos 12 minutos saiu. Mas para o Verdão. López fez boa jogada individual e soltou a bomba no ângulo direito do goleiro. Golaço: 1 a 0.

Um pouco mais solto, o time de Abel Ferreira quase ampliou a vantagem aos 17 minutos: López enfiou para Breno Lopes chutar por cima do travessão. E como quem não faz toma… Aos 20 minutos Garcia deu um passe ruim para Naves, que não conseguiu se livrar da bola como gostaria; o Bolívar armou rápido contra-ataque que terminou com Fernández cruzando para Hervías empatar de cabeça: 1 a 1.

O Palmeiras não sentiu o empate. Aos 23 minutos Mayke foi à linha de fundo e cruzou para Breno Lopes finalizar por baixo; o goleiro já tinha desistido de alcançar a bola, mas Sagredo salvou. Aos 28, Jailson tocou para López finalizar no canto direito baixo de Lampe, que foi buscar. Aos 30 minutos outra boa chance: Breno Lopes puxou para dentro e bateu colocado, perto do travessão.

O Bolívar só foi reagir aos 34 minutos com Hervías, que cruzou forte demais para dentro da área após boa jogada individual. Aos 42, Jailson, que tinha recebido um cartão amarelo injusto no começo do jogo, interceptou um chute da entrada da área com a mão em lance claro de amarelo. Como já tinha um, foi expulso. O castigo não demorou. Aos 45 minutos Fernández levantou na área, a defesa tentou fazer a linha de impedimento, não conseguiu, e Sagredo ajeitou para Bejarano virar: 2 a 1.

Mesmo com 1 a menos e abalado emocionalmente, o Verdão teve ótima chance para ir para o intervalo com o empate no placar, mas novamente Breno Lopes isolou cara a cara com o goleiro. O lance aconteceu aos 48 minutos.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com duas mudanças: Garcia por Gabriel Menino, e Fabinho por Richard Ríos, outro estreante da noite. Em vantagem no placar, o Bolívar tentou resolver o jogo nos primeiros minutos. Logo de cara Saucedo arriscou de fora da área e mandou à direita de Lomba. Aos 3, Bjarano copiou o companheiro e também errou o alvo.

Aos 5 minutos Ríos fez boa jogada individual e cruzou para Artur, que chegou um instante atrasado. Aos 6, outra participação do colombiano, desta vez sofrendo um pisão de José Sagredo que resultou no cartão vermelho para o adversário (já tinha um amarelo). Com 10 contra 10 o jogo voltou a ficar equilibrado.

Aos 11 minutos Saucedo cobrou falta na entrada da área a e balançou a rede, mas pelo lado de fora. No lance seguinte, em contra-ataque, Artur recebeu de Breno Lopes e chutou rasteiro; Lampe defendeu. Aos 14 o árbitro errou ao não assinalar falta clara em Mayke, o Bolívar contra-atacou e quase fez 3 a 1 com Rodríguez – Lomba fez ótima defesa. A falta em Mayke custou a saída do camisa 12 do jogo com lesão no tornozelo. Pedro Lima entrou em seu lugar.

Em busca do empate, o Verdão voltou a ameaçar a meta de Lampe aos 19 minutos com Artur, mas o chute do camisa 14 saiu muito alto. Aos 24, Sagredo (irmão gêmeo do expulso) arriscou de média distância, nas mãos de Lomba. No lance seguinte Fernández soltou a bomba, rente ao travessão. Aos 28, Uzeda fez a festa na área alviverde e cruzou rasteiro; Vanderlan afastou o perigo.

Sentindo algo, aos 26 minutos Naves precisou deixar a partida. Ian, lateral-esquerdo do Sub-20, entrou em seu lugar. Aos 32, Breno Lopes tentou cruzar, a bola ganhou efeito e quase enganou o goleiro, que conseguiu mandar para escanteio. Pouco depois, aos 35, Breno deu lugar a Rafael Navarro. Três minutos depois de entrar Navarro finalizou de dentro da área e Lampe espalmou.

Novamente o castigo por não ter feito o gol não demorou a acontecer. Primeiro, aos 42 minutos, Gabriel Poveda fez fila na defesa Palmeirense e parou em milagre de Lomba. Logo depois Fernández cruzou e Uzeda, livre na área, fuzilou para fazer 3 a 1. A derrota não virou goleada aos 47, porque Villaroel acertou a trave após cobrança de falta. E foi só.

Com a derrota em La Paz o Palmeiras termina a primeira rodada da Libertadores na lanterninha do Grupo C (o Cerro Porteño, próximo adversário do Verdão, venceu o Barcelona por 2 a 1 no Paraguai).

Agora é decisão. No domingo (09/4) o Palmeiras recebe o Água Santa precisando de uma vitória por 2 gols de diferença para ser Campeão Paulista. O jogo acontecerá às 16h, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp