O campeonato brasileiro é a mais importante disputa em cenário nacional, tendo o Palmeiras como o maior vencedor com 10 (dez) títulos. Nos últimos anos, sempre com campanhas estáveis e nas primeiras colocações, o Verdão fez grandes participações mostrando seu gigantismo em cenário nacional.

Na coluna de hoje trago os números das últimas 10 edições do campeonato brasileiro. Baseado em um estudo de tendência podemos analisar as mudanças de características do campeonato e quais são os caminhos para que as futuras participações do verdão sejam tão vitoriosas quanto às últimas.

Na tabela abaixo temos os números as estatísticas que pretendo utilizar na analise, sendo: Número de pontos, gols, vitórias, pontuação do campeão/vice, diferença de pontos entre a soma do G4/Z4. É importante dizer que os números abaixo são referentes ao campeonato todo e não apenas sobre as participações do Palmeiras.

Em uma analise gráfica mais detalhada da variação de pontos e gols marcados, temos:

• A pontuação geral do campeonato está com tendência de alta, significando que mais times ganham mais vezes. Essa observação fica mais clara quando comparada a pontuação dos campeões e vices. Na média, os campeões têm feito cada vez mais pontos e a vantagem para o vice-colocado tem crescido.

• A diferença de pontuação entre o G4 e o Z4 tem uma tendência de crescimento, logo podemos fazer a leitura de que o crescimento no numero de pontos a cada campeonato está relacionado com o fato de que os times da parte de cima da tabela têm ganhado cada vez mais, causando um “desequilíbrio” e diminuindo a imprevisibilidade.

• O número de gols está com clara tendência de diminuição, mostrando a importância de defesas sólidas para alcançar conquistas.

Portanto, após a análise dos dados dos últimos 10 (dez) campeonatos, podemos afirmar que para a manutenção da competitividade no campeonato brasileiro os seguintes fatores são importantes:

1) Time seguro defensivamente, pois os jogos têm cada vez menos gols e são decididos nos detalhes.

2) É importante observar que a previsão da pontuação mínima para ser campeão tem subido ano após ano. Não existe mais espaço para recuperar pontos desperdiçados no inicio do campeonato.

3) Não basta mais ganhar dos times menores e fazer campanhas medianas contra os times do topo da tabela, pois os times de cima têm acumulado mais vitórias ano após ano, dessa forma, cada jogo contra um rival de igual tamanho deve ser tratado como uma decisão.

Saudações Alviverdes.
Thiago Soares
24/12/2019