Por Eduardo Luiz
25/06/2020, 21h43 – Atualizado às 22h03
Em reunião virtual realizada na noite de quinta-feira entre CBF e os 40 clubes participantes das Séries A e B, foi estipulada a data de 09 de agosto para o Brasileirão 2020 começar (a Série B começaria um dia antes). O torneio, que acabaria apenas em fevereiro de 2021, será disputado no formato tradicional, ou seja, em 38 rodadas, e sem público.
A entidade salientou, no entanto, que a aplicação dessa data só ocorrerá mediante aprovação das autoridades. De acordo com a CBF, 19 dos 20 participantes da Série A se dispuseram a jogar fora de suas cidades caso as mesmas não estejam liberadas pelos órgãos de saúde na ocasião do início do campeonato.
Confira abaixo a nota da CBF:
“O Campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, domingo. A Série B tem data prevista de recomeço para 8 de agosto.
A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira, em reunião convocada pela CBF junto com a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes disputantes duas séries.
As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiados pelos clubes.
O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de saúde. Mas, dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Foi um sinal de apoio à realização da competição pela CBF.”