Palmeiras estreia no Campeonato Paulista com vitória sobre a Portuguesa

Por Eduardo Luiz
10/01/2026, 22h32

Primeiro tempo

Com um time praticamente todo reserva, o Palmeiras iniciou o jogo tentando superar a falta de ritmo e de entrosamento. A primeira investida foi da Portuguesa, mas a cabeçada de Igor Torres, aos 7 minutos, não levou perigo. Aos 12, Sosa arriscou da entrada da área e mandou nas mãos do goleiro. Aos 18, Allan cobrou escanteio e Larson desviou para fora.

Aos 21 minutos Maurício sofreu falta na entrada da área, Sosa cobrou rasteiro e o goleiro fez boa defesa. Aos 27, Giay pegou sobra da entrada da área e isolou. Dois minutos depois Maurício bateu com força e perdeu boa chance. A Lusa voltou a finalizar apenas aos 28 minutos, e com certo perigo em bomba de Maceió que saiu à direita de Carlos Miguel.

A partida tinha um ritmo lento, mas as chances de gol aconteciam. Aos 35 minutos Maurício bateu de longe e errou o alvo por muito. Aos 37, após bicão da defesa, Carlos Miguel saiu mal do gol mas conseguiu fechar o ângulo na finalização de Maceió.

A reta final do primeiro tempo foi toda do Palmeiras. Aos 42, Luighi exagerou nas fintas pra cima do marcador e bateu cruzado, para fora. Aos 44, Jefté recebeu de Sosa e cruzou sob medida para Maurício, que isolou. Aos 48, Allan finalmente apareceu em boa jogada individual e finalização de curva que parou em boa defesa do goleiro.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com três alterações: Murilo por Bruno Fuchs, Allan por Andreas Pereira, e Jefté por Khellven. Aos 5 minutos Igor Torres deu uma entrada violenta em Larson e acabou expulso por intervenção do VAR. A superioridade numérica surtiu efeito imediatamente: aos 8 minutos Larson tocou para Maurício dar o gol de presente para Luighi: 1 a 0.

Aos 11 minutos Larson apareceu bem na área e teve o chute bloqueado por Gustavo Henrique. Aos 16, um susto: Salomão cruzou, Benedetti escorregou, e Renê ficou em ótima condição para empatar, mas escorou para fora. Aos 18 minutos Abel promoveu a quarta alteração da noite: Larson por Erick Belé.

O Verdão teve boa chance para fazer o segundo aos 20 minutos, mas o goleiro evitou na bomba de Sosa. E mesmo com 1 homem a menos a Portuguesa não deixou de tentar o empate. Aos 25 minutos, após escanteio, Portuga desviou rente à trave. Aos 29, Maceió passou por dois marcadores e sem ângulo chutou em cima de Carlos Miguel.

Aos 31 minutos Giay, que atuou improvisado na esquerda no segundo tempo, cruzou, o goleiro falhou e a defesa salvou antes de Luighi aproveitar. Aos 36, o autor do gol deu lugar a Bruno Rodrigues. Aos43 minutos Maurício arriscou de média distância, na lua. No lance seguinte a Portuguesa quase chegou ao empate em jogada de bola parada: Everton cabeceou em cima de Carlos Miguel.

Nos seis minutos de acréscimo o Palmeiras cedeu a bola ao adversário, que só rondou a área alviverde sem criar lances de perigo. Assim foi a estreia do Verdão no ano e no Campeonato Paulista, somando os 3 pontos.

O Palmeiras volta a campo já na quarta-feira (14/1), às 19h30, para disputar o primeiro clássico do ano. O adversário será o Santos, na Arena Barueri.

Notícias relacionadas:

Notas de Portuguesa 0 x 1 Palmeiras

Ficha técnica de Portuguesa 0 x 1 Palmeiras

Vídeo: melhores momentos de Portuguesa 0 x 1 Palmeiras

Abel valoriza vitória após pré-temporada curta e elogia estreia de Marlon Freitas

Abel compara expulsão no Paulista com lance da Libertadores: “Esse asterisco ninguém vai tirar”

Paulista 2026: resultados de sábado pela 1ª rodada + classificação atualizada

Larson: outro bom jogo do garoto. Luighi: pelo gol.

Ninguém: 5 dias de treino, reservas… Vamos dar uma colher de chá.

LEIA TAMBÉM:

Siga o canal de WhatsApp do PTD!

Como Abel deve escalar o Palmeiras contra o Santos?

Resultado