Por Eduardo Luiz
07/04/2024, 20h13

Raphael Veiga e Aníbal Moreno fizeram os gols que renderam o 28º título estadual ao Verdão.

Palmeiras vence o Santos em casa e conquista o tricampeonato paulista
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Gómez e Lázaro de titulares nas vagas de Luan Marcos Rocha, o Palmeiras iniciou o jogo com a intenção de pressionar o Santos, mas na prática não foi isso que aconteceu, tanto que a primeira grande chance foi do rival: aos 5 minutos Diego Pituca bateu colocado e exigiu linda defesa de Weverton.

A resposta do Verdão não demorou. No primeiro ataque que conseguiu criar, Piquerez cruzou para Raphael Veiga, que ajeitou para Mayke bater de primeira; ele só não correu para o abraço porque Gil salvou sobre a linha. A chance perdida não mudou o panorama da partida. Aos 13 minutos o sistema defensivo alviverde bateu cabeça e Morelos chutou rasteiro, para fora.

Aos 27 minutos, após bicão de Weverton, Endrick foi disputar a bola e acabou tocado pelo goleiro dentro da área; em campo Raphael Claus mandou seguir, mas o VAR percebeu a infração e indicou a revisão. Diante das imagens o árbitro assinalou a penalidade, convertida por Raphael Veiga apenas aos 32 minutos: 1 a 0.

O Palmeiras tentou aproveitar o momento. Aos 35 minutos Endrick rolou para Mayke, que cruzou para Lázaro desviar de letra, para fora. Depois desse lance o Santos voltou a cozinhar o jogo. O Verdão só voltou a ameaçar a meta de João Paulo nos acréscimos. Aos 49, Endrick fez o corta luz e Aníbal Moreno fuzilar, com desvio. Após a cobrança de escanteio, Piquerez chutou forte e parou no goleiro. Na sequência Veiga cobrou o tiro de canto e Murilo escorou para fora

continua após a publicidade

Segundo tempo

Com Richard Ríos na vaga de Zé Rafael, o Palmeiras voltou nervoso pro segundo tempo. Com 1 minuto de bola rolando o time cometeu duas faltas bobas perto da área, na segunda delas Otero exigiu boa defesa de Weverton. Aos 3 minutos a resposta alviverde: Endrik tocou para Aníbal Moreno chutar por cima.

Aos 5 minutos López cruzou rasteiro para Lázaro, que teve o chute bloqueado. No contra-ataque Guilherme recebeu nas costas de Mayke e só não empatou porque Weverton fez milagre. Aí foi a vez do Verdão contra-atacar: após rápida troca de passes Piquerez soltou a bomba e viu a bola passar perto da trave direita.

A partida ficou aberta. Aos 12 minutos o Santos teve chance clara para o empate, mas Mayke salvou sobre a linha. Aos 16, Endrick balançou a rede, mas pelo lado de fora. Dois minutos depois o técnico Abel Ferreira promoveu a segunda alteração: Lázaro por Luis Guilherme. Aos 20, Endrick voltou a tentar a sorte da entrada da área e errou o alvo por pouco.

Aos 21 minutos Endrick recuperou a bola na intermediária e iniciou ataque resultou em gol: Piquerez levantou, López ajeitou e Aníbal Moreno chegou finalizando: 2 a 0. Pouco depois do gol Abel trocou Endrick por Marcos Rocha, e Gómez por Luan.

Com o esquema mais cauteloso, o Palmeiras chamou o Santos para o campo de defesa e cedeu muitas bolas paradas ao adversário, ora com faltas, ora com escanteios. Por sorte, a defesa conseguiu neutralizar todas. Aos 37 minutos Abel mexeu pela última vez: Rony substituiu López.

Armado para dar o bote nos contra-ataques, o Verdão teve a chance para liquidar a fatura aos 42 minutos, mas Mayke chutou em cima do goleiro após passe de Luis Guilherme. Aos 47, em outra falta perto da área, Gil ganhou de Aníbal pelo alto e escorou à esquerda de Weverton. Na sequência Rony chutou por cima do travessão.

Nos últimos 2 minutos de acréscimo o Palmeiras tratou de furar a bola e garantiu o tricampeonato paulista, o que não acontecia há 90 anos. CAMPEÃO!!!

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Verdão volta a campo na quinta-feira (11/4), às 21h, para enfrentar o Liverpool pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras já tem Plano B caso negociação com Andreas Pereira não avance

2. Palmeiras tem interesse em Vitor Roque, mas atacante deve ficar na Europa

3. Veja como fica o elenco do Palmeiras com Paulinho e sem Gabriel Menino

4. Palmeiras fica perto de acerto com Paulinho; negócio deve sair mesmo sem Menino

5. Gabriel Jesus se diz mexido com especulações envolvendo retorno ao Palmeiras