Por Eduardo Luiz
03/05/2023, 23h28

Meia marcou um gol e participou do outro, anotado por Gómez, na vitória por 2 a 0. Verdão vai a 6 pontos e assume segunda colocação do Grupo C da Libertadores.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Repetindo o time do clássico, o Palmeiras iniciou o jogo sendo pressionado pelo Barcelona, que antes dos 10 minutos já tinha criado duas boas oportunidades de gol. Aos 3, após bola cruzada na área, Agustín Rodríguez cabeceou e Weverton mandou para escanteio. Aos 6, Corozo deixou Agustín em ótima condição, mas o centroavante finalizou para fora.

A primeira investida do Verdão surgiu apenas aos 13 minutos, quando Dudu nem cruzou nem chutou, facilitando a vida do goleiro. A partir desse lance, porém, o time cresceu. Aos 21, depois de bate-rebate perto da área, a bola sobrou para Mayke, que tentou cruzar para Rony ao invés de finalizar, mas Sosa cortou.

Aos 27 minutos Murilo deslocou o ombro numa disputa boba na intermediária e precisou deixar a partida. Luan entrou em seu lugar. Aos 33, Raphael Veiga deu ótimo passe para Rony, que tirou do goleiro, mas Pineida salvou praticamente sobre a linha. Aos 36 minutos Veiga cobrou escanteio e Luan escorou para fora.

Já dominando por completo o adversário, o Palmeiras voltou a perder boa chance aos 40 minutos: Luan deu passe longo, Veiga não conseguiu dominar mas a bola sobrou para Rony, que parou em milagre defesa de Mendoza. Aos 43, Veiga recebeu de Piquerez e enfiou para Rony, que foi atropelado pelo goleiro. Pênalti bem marcado pelo árbitro e convertido pelo camisa 23 aos 47: 1 a 0.

Nos minutos finais do primeiro tempo o time do técnico Abel Ferreira manteve o ritmo e perdeu duas boas oportunidades para ampliar. Aos 50, o ataque trocou passes de maneira envolvente na entrada da área, e Dudu ajeitou para Gabriel Menino chutar, parando em Mendoza. Na cobrança de escanteio executada por Veiga, Luan apareceu livre no segundo pau mas não conseguiu colocar a bola pra dentro.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão começou o segundo tempo no mesmo ritmo do final do primeiro, ou seja, em cima do Barcelona. Com 35 segundos Rony chutou rente à trave esquerda do goleiro, com desvio, para fora. Na cobrança de escanteio executada por Raphael Veiga, o zagueiro resvalou no primeiro pau e Gómez escorou livre no segundo: 2 a 0.

O segundo gol fez o Palmeiras dar uma relaxada. Aos 8 e 9 minutos o Barcelona conseguiu finalizar duas vezes após dois vacilos de Palmeirenses, primeiro de Dudu, depois de Gabriel Menino. Aos 11, Souza teve todo espaço do mundo para carregar a bola da intermediária até a entrada da área, de onde soltou a bomba, na trave.

Aproveitando a queda física do Verdão, o Barcelona seguiu em busca do primeiro gol. Aos 16 minutos Damian Días bateu colocado, por cima. Aos 19, após cruzamento da esquerda, Preciado dominou e chutou; Weverton fechou o ângulo e fez grande defesa com a perna. Pouco depois, aos 23 minutos, o goleiro Palmeirense apareceu bem novamente, desta vez em finalização de Sosa.

A resposta do Palmeiras à pressão do Barcelona veio aos 24 minutos: Raphael Veiga chutou da entrada da área, o goleiro espalmou e na sobra o zagueiro mandou para escanteio, que não resultou em nada. Aos 25, Abel enfim mexeu no time: Dudu e Raphael Veiga deram lugar a Breno Lopes e Richard Ríos, respectivamente. Aos 26 minutos Piquerez arriscou de média distância e Mendoza defendeu em dois tempos.

Aos 30, Artur tocou para Zé Rafael bater rasteiro, nas mãos do goleiro. Sem o mesmo gás do começo do segundo tempo, a equipe da casa voltou a finalizar aos 32 minutos com Gabi, mas Weverton estava atento. Logo depois Abel fez mais duas mexidas: Artur por Garcia, e Rony por Rafael Navarro.

Os dez minutos finais foram protocolares. Satisfeito com a vantagem, o Palmeiras não se esforçou para buscar uma goleada, enquanto que o Barcelona não teve fôlego nem qualidade para tentar diminuir.

Com a vitória no Equador o Verdão vai a 6 pontos e assume a segunda colocação do Grupo C da Libertadores, mesma pontuação do Bolívar, que tem saldo melhor (5 a 1).

Domingo (07/5) o Palmeiras enfrenta o Goiás pelo Brasileirão. O jogo acontecerá às 18h30, em Goiânia.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp