Por Eduardo Luiz
12/08/2021, 13h33 – Atualizado às 13h51

(Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Através do 4º vice-presidente, José Eduardo Luz Caliari, o Palmeiras adquiriu o piano usado pelo Maestro Antônio Sergi para compor o hino alviverde, em 1949. O clube vai expor o instrumento na futura Sala de Troféus, a ser inaugurada ainda em 2021.

“Esse piano estava praticamente dentro de casa e eu não sabia. Sou muito amigo da família da Letícia, esposa do Gustavo (Sergi), mas só descobri recentemente que ele é neto do maestro. Alguns meses atrás, a Letícia me contou que, por uma questão de espaço, os herdeiros do músico teriam de disponibilizar o instrumento. Conversei com o presidente (Maurício) Galiotte, que autorizou a aquisição” relatou Caliari, ao site oficial.

“A família do maestro, a despeito do apreço pelo piano, entendeu que o destino dele deveria ser o Palmeiras. Daqui a 100 anos, a nossa torcida continuará cantando o hino do clube, e o piano estará no memorial para mostrar onde foi feita a música do nosso querido hino” completou o 4º vice de Maurício Galiotte.

Priscylla Sergi Dias, neta de Antônio Sergi, falou da relação de seu avô com o instrumento: “Meu avô era um gênio. Ele cuidava desse instrumento musical com muito carinho, não deixava ninguém bater nele. Queria que todos o tratássemos com delicadeza”.

Além do piano, o Maestro passou para seus familiares o amor pelo Verdão: “Nós crescemos dentro da cultura da Itália e do Palestra. Quando íamos à casa do meu avô, o Palmeiras era sempre o centro das nossas conversas e esse sentimento passou de geração para geração” comentou Gustavo Gindler Sergi, também neto de Antônio Sergi.

Participe do canal do PTD no WhatsApp