Por Eduardo Luiz
29/11/2021, 08h20

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Com o mercado ainda parado em função da Copa do Mundo, o Palmeiras sabe que pode perder alguns jogadores para 2023 por motivos diferentes: interesse de clubes do exterior, perda de espaço, queda de rendimento e até vontade do atleta em buscar novos ares. Por enquanto apenas uma saída aconteceu, de Gustavo Scarpa, que acertou com o Nottingham Forest, da Inglaterra.

Dos jogadores considerados titulares, o único que pode sair é o volante Danilo, alvo de interesse do Arsenal. Os demais são todos reservas: Kuscevic, Jorge, Rafael Navarro, Breno Lopes e Wesley. Havendo a saída de Danilo, a diretoria irá ao mercado para repor. Os demais teriam substitutos caseiros.

Veja abaixo a situação de cada um:

Danilo: está no radar do Arsenal desde o meio do ano. Na Inglaterra, especula-se que o Palmeiras receberá uma proposta oficial no começo de 2023. O valor giraria em torno de 18 a 20 milhões de euros. O Verdão tem 80% dos direitos econômicos do camisa 28.

Kuscevic: mesmo bem avaliado pela comissão técnica, é a quarta opção para a zaga (atrás de Gómez, Murilo e Luan). Querendo jogar, o chileno pode ser vendido ou emprestado. Ele tem contrato até dezembro de 2025. Naves, da base, supriria sua saída.

Jorge: contratado em 2021, não conseguiu sequer disputar posição com Piquerez, e ainda perdeu a condição de reserva imediato do uruguaio para Vanderlan. Tem contrato longo e salário alto. Seu nome já foi especulado no Santos e no Vasco. Surgindo uma boa proposta, o Palmeiras libera. E não buscará reposição.

Rafael Navarro: apesar de sempre ser elogiado pelo técnico Abel Ferreira, pode ser negociado – preferencialmente por empréstimo para ganhar rodagem. Também tem contrato longo – até dezembro de 2026. Com Endrick promovido, López na fila e Merentiel de opção, não haveria necessidade do clube trazer outro camisa 9.

Breno Lopes: o caso do herói do Bi da Libertadores é semelhante ao de Kuscevic; pouco utilizado, ele quer jogar mais. Em 2022 teve possibilidade de sair para o futebol árabe ou para o futebol do Japão, mas a comissão técnica vetou. Para 2023, seu nome já foi especulado no Grêmio.

Wesley: perdeu espaço em 2022. Aos 23 anos, vê o mercado do exterior ficar cada vez mais restrito, mas ainda existe possibilidade de sair, principalmente para a liga dos Estados Unidos, que já tentou sua contratação por mais de uma vez. No Brasil, Vasco e Bahia sondaram o atacante.

A diretoria só buscará um novo ponta se Wesley e Breno Lopes saírem. Recuperado de seguidas lesões musculares, o garoto Giovani, que voltou a atuar na última rodada do Brasileirão, deve ganhar espaço na próxima temporada.

Clique aqui e acesse a página Mercado 2023.