Por Tática Didática
22/12/2021

(Foto: Klaudia Kalinin/Palmeiras)

A principal exigência de contratação da torcida palmeirense para 2022 sem dúvidas é um centroavante de peso, que aumente o nível de qualidade do time e que ponha fim a maldição do tal “camisa 9” que a muito tempo ronda sobre o Palestra Itália. Alguns nomes de peso se tornaram o sonhe de consumo da torcida, como Cavani, e outros jogadores jovens badalados também foram ventilados, como Taty Castellanos e Yuri Alberto, mas a verdade é que esses jogadores especificamente são improváveis de serem contratados no momento.

E assim, o Palmeiras trouxe o destaque do Botafogo pela série B de 2021, a custo zero, Rafael Navarro. Centroavante jovem, de apenas 21 anos, com bastante força física e que teve números bem interessantes para a sua primeira temporada oficial como profissional, marcou 15 gols e deu 9 assistências em 37 jogos. Para quem sonha com os nomes que foram citados antes, e recebe o destaque da série B, obviamente pode parecer uma desilusão imensa.

Mas há motivos sim para o palmeirense se animar com a vinda de Navarro.

Primeiramente, o ex-Botafogo não vem para ser titular absoluto. Com a saída oficial de Willian, a iminente saída de Luiz Adriano e com o contrato de Deyverson encerrando no meio do ano, obviamente o Alviverde vai precisar de opções de banco para a posição, e é essa função que Navarro vai inicialmente preencher. A vinda dele não significa que o Palmeiras não irá tentar um centroavante de mais peso.

Há ainda a questão financeira, o contrato de Navarro se encerra no final de 2021 com o Botafogo, ou seja, o Palmeiras não precisará pagar nenhum valor ao clube carioca, somente uma luva aos empresários do jogador. Então se trata de uma excelente oportunidade de mercado, conseguir um jogador jovem, com bom potencial técnico em uma posição tão carente no mercado, sem ter que pagar um valor relevante é algo muito bom, e o Palmeiras aproveitou essa oportunidade.

E por fim, e mais importante, é a questão técnica, Rafael Navarro é um centro avante com características que Abel Ferreira gosta. Forte fisicamente, ele disputa bem com os zagueiros, seja no jogo aéreo ou por baixo, onde consegue realizar um bom número de desarmes, tem capacidade de finalizar com as duas pernas, apesar de ser destro se vira bem com a perna esquerda. Precisa sim aprimorar a parte técnica, saber se movimentar melhor para gerar espaço para seus companheiros, mas com 21 anos, o potencial dele é bem interessante.

Então, amigos palmeirenses, a vinda de Rafael Navarro não deve inviabilizar a vinda de outro centroavante, e além disso, o jovem carioca pode se tornar uma grata surpresa durante a temporada.

Participe do canal do PTD no WhatsApp