Por Tática Didática
13/01/2022

(Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Quando saiu a notícia de que o Palmeiras estava praticamente acertado com o zagueiro Murilo, de 24 anos, do Lokomotiv Moscou, tiveram muitos torcedores que torceram o nariz para a contratação. Até porque, o que estava sendo noticiado antes é que o Palmeiras estaria negociando para trazer o zagueiro mexicano Carlos Salcedo, que rapidamente havia se tornado objeto de cobiça dos palmeirenses, muito pela sua atuação no Mundial de Clubes em 2021 pelo Tigres contra o próprio Palmeiras.

Mas o palmeirense não tem motivos para ficar aborrecido com a contratação de Murilo, muito pelo contrário. Revelado pelo Cruzeiro, foi campeão da Copa do Brasil de 2018 pelo clube mineiro, e em 2019 foi negociado para o futebol russo, no Lokomotiv Moscou, onde obviamente fugiu dos radares dos torcedores aqui do Brasil. Na Rússia, foi titular em boa parte da sua passagem, porém na atual temporada foi para o banco de reservas e atuou pouco. Então, compreendo a desconfiança, pois de fato o jogador não tem um histórico grande aqui no Brasil e na Europa não fez um trabalho tão bom para ser observado por clubes mais relevantes do velho continente.

Assista abaixo, uma análise completa do zagueiro Murilo.

Acontece que Murilo tem um talento muito grande para ser trabalhado dentro do Palmeiras, é um zagueiro que une diversas características importantes para um defensor. É um jogador forte, alto, com boa velocidade e agilidade, além de ótima impulsão que lhe permite ser muito bom no jogo aéreo. Fisicamente é um jogador bem acima da média. Possui recursos técnicos para construir jogadas com o pé, algo cada vez mais exigido dos zagueiros atualmente, e mesmo sendo destro, grande parte da sua carreira na Rússia foi jogando pelo lado esquerdo da defesa, que era o que o Palmeiras procurava.

Óbvio que nem tudo são flores, Murilo precisa melhorar sua concentração durante os 90 minutos, é capaz de fazer ótimas leituras de jogo e boas coberturas como também cometer falhas por desatenção, mas muito disso está no pacote da idade. Conforme o jogador vai amadurecendo a tendência é que ele evolua nesses aspectos e é isso que o jogador deverá procurar evoluir para ser uma opção confiável para Abel Ferreira. O talento e a capacidade física o jogador já possui, agora é hora de evoluir os aspectos mentais e táticos do jogo.

Participe do canal do PTD no WhatsApp