Verdão diminui aproveitamento como mandante e visitante, faz menos gols e sofre mais.
Após a partida contra o Athletico-PR o técnico Mano Menezes declarou que o excesso de empates está tirando o Palmeiras da disputa do título do Campeonato Brasileiro, mas analisando friamente os números, há outras explicações.
Em relação ao primeiro turno, quando foi líder por 8 rodadas (da 4ª até a 11ª), o Verdão está fazendo uma campanha inferior em praticamente todos aspectos: mandante, visitante, gols pró e gols sofridos.
Se no turno o Palmeiras obteve 85,18% de aproveitamento em casa, no returno é de 83,33%. Como visitante a queda é mais acentuada: de 53,33% caiu para 41,66%.
Na primeira metade do campeonato – considerando apenas as 8 rodadas iniciais, o ataque alviverde também foi mais efetivo e a defesa era praticamente intransponível. Foram 16 gols marcados e apenas 2 sofridos no turno, contra 12 marcados e 7 sofridos no returno na mesma quantidade de jogos.
Quando o turno virou o Palmeiras tinha 3 pontos a menos que o líder (42 x 39), e portanto já sabia que para seguir disputando o título precisaria fazer uma campanha melhor no returno, o que não está acontecendo. Restam 11 rodadas para o final do campeonato e o Flamengo já abriu 10 pontos de vantagem.