Por Eduardo Luiz
22/09/2024, 18h11

López fez o gol da vitória magra fora de casa; Verdão vai a 53 pontos e segue na cola do Botafogo.

Palmeiras vence o Vasco em Brasília e mantém perseguição ao líder do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Raphael Veiga de titular, o Palmeiras iniciou o jogo procurando marcar o Vasco no campo ofensivo; aos 6 minutos, após bola recuperada, Maurício cruzou e Veiga furou de maneira incrível. O jogo era intenso, mas os dois times mostravam dificuldades para finalizar.

Apenas aos 23 minutos o Verdão conseguiu concluir uma jogada: Raphael Veiga cruzou, Felipe Anderson escorou e a defesa cortou, mandando para escanteio, que não resultou em nada. Aos 25, Rayan deu a bola de presente para López, que não desperdiçou e colocou o Palmeiras à frente: 1 a 0.

Atrás no marcador, o Vasco adotou uma postura menos cautelosa. Aos 32 minutos David bateu com estilo, e Weverton foi buscar. Aos 41, Veiga lançou Felipe Anderson, que de canhota chutou para fora.

Com o adversário buscando o empate, o Palmeiras tinha espaços para contra-atacar. Aos 43 minutos Maurício arriscou de média distância e viu a bola subir muito. Aos 49, Felipe Anderson cobrou escanteio e Murilo, sozinho, escorou para fora. No último lance do primeiro tempo Veiga soltou a bomba e carimbou a trave.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final com a mesma intensidade da primeira, ou seja, marcando em cima. Aos 6 minutos López encarnou Rony e concluiu de bicicleta um cruzamento vindo da direita; a bola explodiu no travessão e saiu.

Aos 6 minutos Gómez tentou a sorte da entrada da área, mas errou o alvo. Aos 10, López lançou Maurício, que chutou forte, parando em boa defesa de Léo Jardim. No minuto seguinte o Vasco respondeu com Payet em chute rasteiro que morreu nas mãos de Weverton.

A partir dos 15 minutos, por cansaço, o Palmeiras perdeu a intensidade e viu o Vasco crescer. Aos 19, a bola bateu na mão de Vanderlan e o árbitro assinalou falta fora da área, mas o lateral estava dentro. Diante da confusão, o VAR chamou o árbitro para revisão e a marcação foi corretamente anulada, já que Vanderlan estava com a mão recolhida.

Parecendo estar mais inteiro fisicamente, o Vasco permaneceu com mais posse. Aos 29 minutos Puma cruzou e Maicon escorou por cima do travessão. Aos 33, Hugo Moura cruzou, Vegetti se antecipou a Murilo e escorou, parando em milagre de Weverton.

Apenas depois do susto Abel mexeu, e foi logo uma alteração tripla: Maurício por Fabinho, Aníbal Moreno por Zé Rafael, e López por Rony. Aos 40, Bocão arriscou de longe e isolou. No lance seguinte Giay conseguiu ótimo desarme na lateral, arrancou e tocou para Rony, que finalizou muito mal.

Para reforçar ainda mais o fôlego do time, aos 49 minutos, já dentro dos 10 de acréscimo, Abel trocou Felipe Anderson e Raphael Veiga por Rômulo e Lázaro, respectivamente. As trocas surtiram o efeito desejado e o Verdão voltou a marcar sobre pressão. No último lance da partida Lázaro quase fez o segundo – a bola tirou tinta da trave esquerda.

Com a vitória em Brasília, a quinta seguida no Brasileirão, o Palmeiras vai a 53 pontos e segue a perseguição ao líder.

O Verdão volta a campo às 18h30 de sábado (28/9) para enfrentar o Atlético-MG, em Campinas.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações