Por Eduardo Luiz
11/11/2023, 23h03

Zé Rafael, Endrick e Rony fizeram os gols da vitória por 3 a 0 na Arena Barueri; agora Verdão seca três adversários para se manter na ponta.

Palmeiras vence o Internacional e assume a liderança do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Marcos Rocha no lugar de Gómez, e não Naves, o Palmeiras iniciou o jogo criando uma boa oportunidade: logo aos 2 minutos o camisa 2 enfiou para Endrick, que carregou até a entrada da área, de onde soltou a bomba, fazendo o goleiro espalmar. A resposta do Internacional não demorou: aos 5, Vanderson fez fila e cruzou para Valencia, mas Zé Rafael interceptou.

A partida era aberta. E equilibrada. Aos 9 minutos Richard Ríos experimentou de canhota e errou o alvo. Aos 11, Mayke cruzou na cabeça de Breno Lopes, que balançou a rede, mas pelo lado de fora. Aos 13 minutos Valencia cruzou para Alan Patrick, que livre nas costas de Luan, furou. Aos 19, Endrick arriscou um chute improvável de direita e carimbou o pé da trave.

Novamente a equipe visitante não demorou a dar a resposta, que só não foi fatal graças a três intervenções seguidas de Weverton. Aos 21 minutos Vanderson chutou forte e o goleiro espalmou nos pés de Alan Patrick, que se livrou de Murilo e também fez o camisa 21 trabalhar. Aos 23, Valencia bateu de primeira e exigiu defesa elástica de Weverton.

Aos 29 minutos Rochet saiu jogando errado, mas Zé Rafael e Endrick não conseguiram aproveitar. No lance seguinte Breno Lopes ganhou uma dividida na entrada da área e bateu nas mãos do goleiro. Aos 34, Endrick deu bom passe para Breno, mas Rochet fechou bem o ângulo no chute do camisa 19. Após cobrança ensaiada de escanteio, Piquerez soltou a bomba, por cima.

Em busca do gol, o Verdão enfim encontrou aos 37 minutos: Marcos Rocha lançou Raphael Veiga, que tocou buscando Endrick, mas a bola desviou em Aránguiz e se ofereceu para Zé Rafael, que chutou forte, com desvio em Vitão: 1 a 0.

Em vantagem no marcador, o Palmeiras não recuou. Aos 40, Mayke cruzou para Raphael Veiga chutar fraco, fácil para Rochet. Aos 42 minutos Piquerez lançou Richard Ríos, que bateu de primeira e parou em excelente defesa do goleiro. No último lance do primeiro tempo Luan sentiu lesão muscular e precisou ser substituído por Naves.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final controlando mais o jogo e esperando para dar o bote nos contra-ataques. Aos 11 minutos Valencia tabelou com Alan Patrick e fuzilou; Weverton mandou para escanteio. Aos 13, Raphael Veiga desarmou Johnny e tocou para Endrick, que percebeu o goleiro mal posicionado e chutou rasteiro para fazer 2 a 0.

Aos 15 minutos Mayke foi lançado e cruzou para Veiga, que chutou fraco, fácil para o goleiro. Aos 18, Abel promoveu duas alterações, e uma delas ninguém entendeu: Endrick, autor do segundo gol, deu lugar a Rony, e Breno Lopes saiu para a entrada de Vanderaln. Aos 19 minutos Marcos Rocha pegou uma sobra da entrada da área e isolou.

A partir da metade do segundo tempo o Palmeiras passou a administrar o resultado, enquanto que o Internacional, com mais posse de bola, não sabia o que fazer com ela. Aos 40 minutos Abel mexeu novamente: cansado, Ríos deu lugar a Fabinho. Aos 42, Vanderlan fez ótima jogada individual e deu o terceiro gol de presente para Rony: 3 a 0. O camisa 10 se emocionou na comemoração, já que não marcada há 2 meses e meio.

Com a vitória assegurada, ainda deu tempo de Artur ganhar alguns minutos em campo – substituiu Raphael Veiga aos 44. Aos 49, o árbitro encerrou a partida.

Com a vitória na Arena Barueri o Palmeiras se recupera imediatamente do revés sofrido no meio da semana, vai a 62 pontos e assume a liderança provisória do Brasileirão – para a posição ser mantida o Botafogo não pode derrotar o Red Bull Bragantino (fora de casa), e o Grêmio não pode vencer o Corinthians (em Porto Alegre). Ambos jogos acontecem no domingo.

Agora o Verdão para por 15 dias por causa da última Data Fifa de 2023. O próximo jogo, contra o Fortaleza, está marcado para 26/11 (um domingo), às 18h30, no Castelão.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de São Paulo 0 x 0 Palmeiras

2. John Textor disse que tentou “roubar” Abel Ferreira do Palmeiras

3. Palmeiras fará reunião por Luciano Rodríguez, informa jornalista uruguaio

4. Destaque do Del Valle se rende ao Palmeiras: “Rival mais difícil da Libertadores”

5. Perto de mais R$ R$ 13,7 milhões, veja quanto a venda de Endrick já rendeu em metas