Por Eduardo Luiz
23/07/2025, 21h06
Verdão, que não vencia no Rio desde 2017, aproveitou falhas da equipe carioca e fez 2 a 1, gols de Maurício e Vitor Roque.

Primeiro tempo
Com o desfalque de última hora de Piquerez, vetado em função de trauma no ombro, o Palmeiras iniciou o jogo sem fome, se contentando em marcar o Fluminense, que por sua vez também pouco produzia. Mas pelo menos tentava. Aos 8 minutos Soteldo cruzou, Serna resvalou de cabeça e Cano não alcançou.
Aos 24 minutos Cano arriscou de média distância, para fora. Aos 29, Samuel Xavier também tentou a sorte de longe, a bola explodiu em Micael e saiu em escanteio. Dois minutos depois, em dividida na área, Facundo Torres chutou a perna de Freytes e o árbitro corretamente assinalou o pênalti. Cano cobrou e abriu o placar: 1 a 0.
Antes da cobrança do pênalti o técnico Abel Ferreira foi obrigado a mexer no time, já que Felipe Anderson sentiu lesão e foi substituído por Ramón Sosa. Mesmo perdendo o jogo o Verdão não acordou. Aos 40 minutos Giay tentou cruzar e a bola saiu pela linha de fundo, lance que acabou sendo a primeira “finalização” alviverde no primeiro tempo.
No último dos 4 minutos de acréscimo, Sosa cruzou, Maurício cabeceou e Fábio aceitou: 1 a 1. Mal deu tempo de acontecer nova saída.
continua após a publicidade
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para a etapa final apostando na mudança de postura, já que não fez novas substituições. Aos 5 minutos Aníbal Moreno interceptou um passe acionando Vitor Roque; o camisa 9 tocou para Facundo Torres finalizar em cima do goleiro – na sobra Vitor Roque escorou de cabeça e Freytes salvou sobre a linha.
Mantendo a pressão na saída de bola, o Verdão foi recompensado aos 16 minutos: Martinelli deu a bola nos pés de Vitor Roque, que fintou um marcador e bateu de canhota, rasteiro, para decretar a virada: 2 a 1. Aos 25, Keno tabelou com Fuentes e entrou livre na área, mas por sorte errou a finalização por muito.
Para renovar o gás do time, aos 27 minutos Abel promoveu alteração tripla: Facundo Torres, Vitor Roque e Lucas Evangelista deram lugar a Allan, López e Martínez, respectivamente. Pouco depois, aos 34, foi a vez de Raphael Veiga ir para o jogo. Maurício saiu.
Aos 41 minutos López brigou pela bola no ataque e tocou para Allan, que invadiu a área e bateu forte, parando em boa defesa de Fábio. Aos 46, Thiago Silva ajeitou para Hércules soltar a bomba, para fora. Aos 49, Everaldo tocou para Freytes bateu por cima.
Numa volta de contra-ataque, aos 50, Allan deu cotovelada em Samuel Xavier e o VAR indicou para expulsão. O árbitro concordou e anulou o amarelo que tinha dado ao Palmeirense. Com 1 a menos o Palmeiras disputou os últimos dois minutos e garantiu o resultado.
A vitória de virada encerra um jejum de 8 anos sem vitória sobre o Fluminense no Maracanã. O time vai a 29 pontos e mantém de perto a caça aos líderes do Brasileirão.
O Verdão volta a campo às 21h de sábado (26/7) para enfrentar o Grêmio, no Allianz Parque.
Notícias relacionadas:
Notas de Fluminense 1 x 2 Palmeiras
Ficha técnica de Fluminense 1 x 2 Palmeiras
Vídeo: melhores momentos de Fluminense 1 x 2 Palmeiras
Abel diz que gol aumentará confiança de Vitor Roque e cobra evolução ao Palmeiras
Brasileirão 2025: resultados de quarta-feira pela 16ª rodada + classificação atualizada

FOI BEM!
Vitor Roque: marcou o gol da virada. Maurício: fez o gol do empate.

FOI MAL…
Primeiro tempo: uma das piores atuações dos últimos tempos.