Por Eduardo Luiz
04/12/2024, 23h26
Maurício e Estêvão fizeram os gols da vitória por 2 a 1 no Mineirão; Botafogo também venceu e pegará o São Paulo na última rodada.
Primeiro tempo
Com Giay, Vanderlan e López de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo procurando fazer sua parte. Aos 4 minutos Estêvão fintou seu marcador e bateu forte, mas Cássio defendeu. Logo na sequência a defesa do Cruzeiro saiu jogando errado, Estêvão demorou um pouco e teve o chute bloqueado. Aos 7, Raphael Veiga cobrou falta na barreira.
Ao mesmo tempo em que tentava abrir o placar, o Verdão recebeu a notícia do gol do Botafogo no Beira-Rio, fato que não diminuiu o ímpeto do time, que seguiu criando e desperdiçando oportunidades. Aos 8 minutos Felipe Anderson deixou seu marcador para trás e bateu colocado, para fora. Aos 11, López arriscou de média distância e errou o alvo.
A primeira investida do Cruzeiro surgiu aos 22 minutos, quando William cruzou para Lautaro Díaz desviar e parar em ótima defesa de Weverton. Aos 24, Veiga chutou/cruzou e a bola sobrou para Felipe Anderson soltar a bomba e ver Cássio salvar sobre a linha. Aos 27, o camisa 9 voltou a consagrar o goleiro adversário após passe de Estêvão.
Aos 28 minutos Richard Ríos bateu de longe e isolou. Aos 29, a segunda chance do Cruzeiro, e com o ex-Palmeirense Gabriel Veron, que balançou a rede pelo lado de fora. Três minutos depois Ríos recebeu de Estêvão e chutou em cima de Cássio. Aos 34, Raphael Veiga cobrou falta fechada e também parou no ex-rival. Aos 36 minutos a defesa saiu jogando errado e López cruzou para Estêvão perder o gol mais feito da etapa inicial.
Antes do intervalo ainda deu tempo do time do técnico Abel Ferreira desperdiçar outra grande chance, essa com Giay. Aos 43, Ramiro arriscou de longe, a bola desviou em Aníbal Moreno e saiu em escanteio, que não resultou em nada.
continua após a publicidade
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem a mesma intensidade do primeiro tempo, mas ainda controlando a partida. Aos 4 minutos Giay cruzou para López escorar de cabeça, por cima. Aos 6, Aníbal Moreno deu a bola nos pés de Marlon, que arrancou e cruzou para Matheus Pereira finalizar no contrapé de Weverton: 1 a 0.
Perdendo o jogo de maneira bizarra, o Verdão foi em busca do empate. Aos 11 minutos foram duas chances perdidas em sequência, a primeira com López de cabeça, a segunda com Veiga; ambos consagraram ainda mais Cássio. Aos 12, Abel promoveu alteração tripla: deixaram o jogo Giay, Felipe Anderson e Aníbal Moreno para as entradas de Mayke, Gabriel Menino e Maurício, respectivamente.
Com três minutos em campo Maurício fez o gol de empate: Ríos fez boa jogada pela direita e cruzou para o camisa 18 bater de primeira; a bola ainda desviou antes de entrar (finalmente!): 1 a 1. A virada poderia ter saído aos 23, mas Estêvão, com o pé ruim e da marca do pênalti, isolou após ajeitada de López.
Aos 26 minutos Marlon chutou cruzado, à esquerda de Weverton. Aos 29, Ramiro tentou de primeira e viu a bola passar relativamente perto da meta do goleiro alviverde. Aos 31 minutos Richard Ríos arriscou um chute de canhota e a bola saiu por cima. No lance seguinte Estêvão fez boa jogada individual e ajeitou para Maurício, que desta vez isolou.
A última alteração do Palmeiras aconteceu aos 33 minutos: Veiga deu lugar a Lázaro. Aos 35, em contra-ataque, Marlon passou por dois marcadores e soltou a bomba; Weverton fez a defesa. Aos 38 minutos João Marcelo assustou Weverton em cabeçada depois de escanteio.
Aos 44 minutos Estêvão sofreu falta na entrada da área e ele mesmo cobrou com perfeição para decretar a virada: 2 a 1. Nos seis minutos de acréscimo o Palmeiras tratou de administrar o resultado.
Apesar da vitória, a chance de título praticamente acabou, isso porque no Beira-Rio o Botafogo venceu o Internacional e manteve 3 pontos de vantagem: 76 x 73. Na última rodada a equipe carioca precisará de um empate diante do São Paulo para ficar com a taça.
Domingo (8/12) o Palmeiras enfrenta o Fluminense, às 16h, no Allianz Parque.
Notícias relacionadas:
- Notas de Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras
- Ficha técnica de Cruzeiro 1 x 2 Palmeiras
- Veja os gols de Maurício e Estêvão contra o Cruzeiro
- Abel se diz orgulhoso dos jogadores e fala em sair de férias com a consciência tranquila
- Brasileirão 2024: resultados de quarta-feira pela 37ª rodada + classificação atualizada