Por Eduardo Luiz
02/08/2023, 23h27

Verdão foi superior ao adversário e saiu vencedor por 1 a 0, gol de Raphael Veiga. Partida de volta acontecerá na semana que vem.

Palmeiras vence o Atlético-MG em BH e fica a um empate das quartas de final da Libertadores
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o reforço de Dudu, o Palmeiras iniciou o jogo ignorando o fator mando do Atlético-MG e tomando a iniciativa. Logo no primeiro minuto Artur cruzou para Gabriel Menino, mas Igor Rabello conseguiu desvio providencial. Aos 8, Raphael Veiga soltou a bomba de fora da área, o goleiro deu rebote e Jemerson afastou antes de Menino pegar o rebote.

A primeira finalização da equipe mineira surgiu aos 10 minutos com Saravia, mas o chute do lateral não teve direção. Aos 20, o Verdão chegou bem novamente: Raphael Veiga roubou a bola na intermediária, tocou para Dudu, que acionou Rony; o camisa 10 cruzou buscando Veiga, mas a zaga interceptou.

Melhor em campo, o Palmeiras conseguiu abrir o placar aos 28 minutos: Mayke lançou Gómez, que cabeceou para o meio da área; Jemerson afastou nos pés de Raphael Veiga, que bateu de primeira, sem chance de defesa para Everson. Golaço: 1 a 0. Aos 33, o Verdão voltou a trabalhar bem a bola no campo de ataque até Piquerez concluir a jogada com um chute muito alto.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Atlético-MG conseguiu sair um pouco das cordas, mas criou apenas uma chance real para o empate: aos 36, Paulinho cobrou escanteio, Igor Rabelo fez a casquinha no primeiro pau e Hulk concluiu de bicicleta no segundo, à direita de Weverton. Foi a última jogada relevante antes do intervalo.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Em busca do empate, o Atlético-MG voltou para a etapa final melhor organizado e com outra postura. Aos 3 minutos, após escanteio cobrado por Igor Gomes, Jemerson foi no terceiro andar e escorou para baixo, parando em ótima defesa de Weverton. Aos 5, em contra-ataque, Rony fintou dois zagueiros e bateu nas mãos de Everson.

Aos 12 minutos Hulk cavou e cobrou falta perto da área; a bola saiu à esquerda de Weverton. Aos 14, em outra bola parada, o Atlético criou mais uma chance, mas Saravia concluiu para fora. Diante do crescimento do adversário, aos 18 minutos o técnico Abel Ferreira promoveu duas alterações: Gabriel Menino por Richard Ríos, e Dudu por Jhon Jhon.

As mudanças fizeram o Verdão marcar melhor o Atlético-MG, mas o time seguiu sem criatividade. Aos 31 minutos outra substituição: Artur deu lugar a Marcos Rocha. Com a troca, Mayke virou ponta. Aos 35, Jhon Jhon puxou contra-ataque de um contra um, mas demorou a tomar uma decisão entre chutar e tentar o passe para Veiga, e acabou desarmado.

Na parte final do jogo o Atlético-MG já não tinha o mesmo fôlego, mas seguiu vivo graças a faltas e escanteios gratuitos cedidos pelo Palmeiras. Em um tiro de canto, aos 42, Hulk cobrou fechado e na tentativa de cortar Richard Ríos quase fez contra. Aos 44 minutos Abel Ferreira queimou as últimas alterações a que tinha direito: Rony e Raphael Veiga deram lugar a López e Breno Lopes, respectivamente.

Já dentro dos 5 minutos de acréscimo cada time perdeu uma grande chance. O Palmeiras aos 48 com Jhon Jhon, que cobrou falta, com desvio de Alan Kardec, na trave. O Atlético-MG respondeu no último lance: Hulk levantou na área e Pedrinho, livre, escorou buscando o contrapé de Weverton, que tirou com os olhos.

A vitória em Belo Horizonte dá ao Palmeiras a vantagem do empate no jogo de volta para se classificar para as quartas de final da Libertadores. A partida está marcada para a próxima quarta-feira (09/8), novamente às 21h30.

Sábado (05/8) o Verdão visita o Fluminense pela penúltima rodada do primeiro turno do Brasileirão. O jogo será disputado às 21h, no Maracanã.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Avanti rende ao Palmeiras valor praticamente igual ao da Crefisa; compare os números

2. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez e Marcos Rocha contra o Cruzeiro

3. Palmeiras ainda pode ser campeão? Veja combinações necessárias para o improvável título

4. Dudu responde post de Galiotte: “Melhor presidente”

5. Clube da MLS decide não comprar Atuesta, que retornará ao Palmeiras