Por Eduardo Luiz
11/07/2024, 21h28

López, Raphael Veiga e Alix (contra) fizeram os gols da vitória por 3 a 1 em casa; time de Abel Ferreira vai a 33 pontos e ganha uma posição na tabela.

Palmeiras vence o Atlético-GO e agora seca cariocas para ser líder do Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com o mesmo time que derrotou o Vitória, o Palmeiras iniciou o jogo pressionando o Atlético-GO. Com 1 minuto de bola rolando Raphael Veiga cobrou falta na cabeça de Gómez, que escorou para fora. Aos 5, o capitão trabalhou como meia e descolou lançamento preciso para López, que dominou no peito e tocou na saída do goleiro: 1 a 0.

O gol relâmpago fez o Atlético-GO abdicar da proposta de apenas se defender. Aos 8 minutos Shaylon arriscou da intermediária e acertou um chute improvável no ângulo esquerdo de Weverton: 1 a 1. O empate também relâmpago fez a equipe visitante retomar a tática de explorar os contra-ataques.

Aos 13 minutos Shaylon cobrou falta e Marcão desviou no travessão. O Palmeiras sentiu. Apenas aos 24 minutos o time voltou a criar uma jogada: Veiga levantou para López, que escorou para fora. Aos 29, Estêvão tabelou com o camisa 23 mas errou a finalização. Depois disso o jogo esfriou novamente.

Apoiado pela torcida, o Verdão conseguiu retomar a pressão nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 43, Ronaldo saiu jogando errado, López bloqueou seu chute e a bola sobrou para Rony, que tentou dominar ao invés de chutar de primeira; Marcão o desarmou. Aos 44, Rony chutou sem ângulo, o goleiro rebateu e Gómez escorou para fora. Aos 48, López lançou Estêvão, que ganhou do zagueiro, invadiu a área e bateu para fora.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Sem alterações, o Palmeiras voltou para a etapa final com a mesma atitude do final do primeiro tempo. Aos 5 minutos Estêvão recebeu de Gabriel Menino e tocou para Raphael Veiga chutar rasteiro para superar o goleiro: 2 a 1. E assim como aconteceu na etapa inicial, logo depois saiu outro gol. Dessa vez para o Verdão. Aos 7, Rony enfiou para Estêvão, que chutou, a bola bateu no goleiro, em Alix e entrou: 3 a 1.

O Atlético-GO tentou reagir aos 12 minutos em chute de longe de Marcão que Weverton mandou para escanteio. Aos 18, Gómez aproveitou confusão na área e chutou; a bola desviou e saiu. Após a cobrança, Estêvão arriscou de média distância mas Ronaldo estava atento. Aos 21, a bola sobrou para Veiga, que isolou com o pé ruim.

Aos 21 minutos o técnico Abel Ferreira atendeu aos pedidos da torcida e colocou Dudu em campo. López saiu. Na mesma parada Menino deu lugar a Fabinho. Aos 36, o camisa 7 teve chance clara para fazer o quarto, mas chutou em cima do goleiro após passe de Raphael Veiga.

Valente, o Atlético-GO quase descontou aos 37 minutos após vacilo de Vitor Reis; Emiliano evitou a saída e mandou para a pequena área, de onde Roni finalizou por cima do travessão. Logo na sequência Abel promoveu as últimas alterações a que tinha direito: Vanderlan, Caio Paulista e Luighi entraram nos lugares de Piquerez, Estêvão e Rony, respectivamente.

Disposto a dar emoção ao jogo, aos 44 minutos Vitor Reis perdeu a bola no meio-campo, Max arrancou e ao invés de tentar finalizar preferiu simular um pênalti na saída de Weverton. E não levou cartão. No acréscimo o Palmeiras manteve a posse de bola à espera do apito final.

A vitória em casa leva o Verdão a 33 pontos, mesma pontuação do Botafogo, que vira líder pelo terceiro critério de desempate: gols marcados: 27 x 25.

Agora o Palmeiras terá uma pequena “folga” na agenda, já que o próximo jogo acontecerá no dia 17/7 justamente contra o Botafogo, às 21h30, no Rio de Janeiro.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações