Por Eduardo Luiz
14/04/2024, 20h40

Richard Ríos marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Vitória; Verdão termina a primeira rodada na sétima colocação.

Palmeiras usa time misto e estreia no Brasileirão com vitória fora de casa
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Repetindo apenas 5 titulares do último jogo, o Palmeiras iniciou a partida com dificuldade para superar a forte marcação imposta pelo Vitória, panorama que só começou a mudar depois dos 10 minutos. Aos 13, Murilo experimentou de longe, a bola desviou e saiu em escanteio. Aos 17, Raphael Veiga chutou de direita e exigiu boa defesa do goleiro.

A primeira investida dos donos da casa surgiu apenas aos 18 minutos, e com um ex-Palmeirense: Esteves arrancou, invadiu a área e tocou para Alerrando chutar prensado; Weverton estava atento. No lance seguinte o Verdão abriu o placar: Veiga tocou para Endrick, que ajeitou de cabeça para Rony; na tentativa de dominar a bola escapou e sobrou para Richard Ríos, que bateu com desvio para vencer o goleiro: 1 a 0.

Aos 23 minutos o árbitro assinalou falta para o Vitória perto da área; após a cobrança Alerrandro desviou de cabeça, por cima. Aos 25, Endrick tentou de fora da área mas colocou pouca força na bola. Três minutos depois o adversário tentou surpreender em cobrança de falta ensaiada, mas Matheuzinho errou o alvo por muito.

Na reta final do primeiro tempo a partida voltou a esfriar, e o Vitória foi dono das melhores oportunidades. Aos 36 minutos Matheus Gonçalves finalizou e Weverton defendeu em dois tempos. Aos 46, Esteves passou por Estêvão e tocou para Oswaldo, que parou em defesa no reflexo de Weverton.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com a mesma postura de tentar cozinhar o jogo, enquanto que o Vitória não conseguia mais criar jogadas de perigo. Aos 8 minutos Raphael Veiga cobrou falta direto e levou certo perigo, mas depois disso…

Aos 15 minutos o técnico Abel Ferreira trocou Endrick por Lázaro, e Estêvão por Luis Guilherme. Pouco depois, aos 20, mais duas mexidas: Richard Ríos por López, e Raphael Veiga por Fabinho. As trocas fizeram o Verdão melhorar. Aos 24 minutos Lázaro levantou para Murilo, que parou em boa defesa de Lucas Arcanjo. Aos 26, López cruzou para Rony, que se antecipou ao zagueiro e finalizou, mas o goleiro estava atento.

Aos 36 minutos Gabriel Menino sofreu e cobrou uma falta da entrada da área, para fora. Na cobrança do tiro de meta o goleiro deu a bola nos pés de Rony, que demorou para finalizar e foi desarmado. O gol perdido manteve o Vitória com esperança do empate. Aos 39, Zeca passou por dois marcadores, invadiu a área e bateu nas mãos de Weverton.

Nos últimos 5 minutos do tempo regulamentar e nos exagerados 7 de acréscimo, já com Naves na vaga de Rony, o Palmeiras conseguiu manter a posse de bola e ainda perdeu duas boas chances para ampliar. Ao 46, López escorou de cabeça, para fora. Aos 48, Lázaro chutou forte e viu a bola passar perto da trave. E foi só.

A vitória em Salvador faz o Verdão estrear com o pé direito no Brasileirão – pelos critérios de desempate o time termina a primeira rodada na sétima colocação.

Na segunda rodada, marcada já para quarta-feira (17/4), às 20h, o Palmeiras encara o Internacional. A partida será disputada na Arena Barueri.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações