Por Eduardo Luiz
05/08/2023, 23h00

Mesmo com jogo da Libertadores na quarta-feira, Abel decidiu preservar titulares e foi derrotado pela equipe carioca, que jogará na terça, mas que usou 9 titulares.

Palmeiras usa reservas, "desiste" do Brasileirão e perde para o Fluminense no Rio
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Apenas com Weverton e Gómez de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo mostrando claro desentrosamento, apesar de ter sido dono da primeira finalização, aos 7 minutos, com Luis Guilherme, que chutou por cima após passe de Breno Lopes. Aos 12, Richard Ríos e Marcos Rocha bateram cabeça, Arias enfiou para John Kennedy, que foi atropelado por Luan dentro da área. Pênalti assinalado e convertido por Arias: 1 a 0.

Atrás no placar, o Verdão demorou a reagir. Aos 24 minutos Jhon Jhon cobrou falta e Luan escorou à esquerda do goleiro. Aos 30, Ríos lançou Breno Lopes, que soltou a bomba, parando em boa defesa de Fábio. Dez minutos mais tarde, Jhon Jhon cobrou escanteio e Endrick, livre no segundo pau, preferiu tentar escorar para dentro da área ao invés de mandar no gol; a zaga adversária afastou o perigo.

Aos 44 minutos Jailson arriscou um chute colocado de longe, nas mãos do goleiro. Aos 47, o Palmeiras esboçou uma pressão em busca do empate; primeiro Vanderlan finalizou, depois Breno Lopes, mas as duas tentativas foram interceptadas pela defesa. Logo na sequência o árbitro, que economizou nos acréscimos, encerrou o primeiro tempo.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Mesmo atrás no placar, o Verdão voltou para a etapa final sem mudanças, enquanto que o Fluminense colocou em campo seu sétimo titular. E quem arriscou mais foi recompensado. Antes de fazer 2 a 0 aos 14 minutos o adversário finalizou três vezes com perigo, duas vezes aos 8, e uma vez aos 9. No lance do gol, anotado por John Kennedy, Jailson perdeu a bola no meio-campo.

Com mais fome, o Fluminense perdeu chance clara para o 3 a 0 aos 17 minutos novamente com John Kennedy, que aproveitou outro vacilo de Luan para finalizar, mas a bola foi para fora. Com o jogo praticamente perdido, aos 20 minutos o técnico Abel Ferreira resolveu lançar alguns titulares. Gabriel Menino, Artur e Rony substituíram Jailson, Luis Guilherme e Endrick, respectivamente.

Aos 24 minutos Marcos Rocha cruzou para Artur desviar de cabeça, por cima. Aos 29, Marcelo levantou de três dedos para Lelê, que cara a cara com Weverton finalizou para fora. Aos 32, Abel fez mais duas mexidas: Mayke no lugar de Marcos Rocha, e López na vaga de Breno Lopes. Aos 39, Vanderlan bateu cruzado, a bola bateu em David Braz e Fábio evitou o gol no reflexo.

Nos minutos finais, com 1 jogador a mais, uma vez que Lelê foi expulso aos 45, o Palmeiras esboçou uma pressão. Aos 47, López parou em milagre de Fábio. Aos 50, Artur levantou na cabeça de Gómez, que descontou: 2 a 1. Mas era tarde.

Com a derrota no Maracanã o time de Abel Ferreira interrompe a reação no Brasileirão, permanece com 31 pontos, é ultrapassado pelo próprio Fluminense, e praticamente se despede de qualquer pretensão de título.

Quarta-feira (09/8) o Palmeiras recebe o Atlético-MG pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. A partida será disputada no Allianz Parque, às 21h30.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações