Por Eduardo Luiz
02/06/2024, 18h03

Gómez e Lázaro fizeram os gols da vitória por 2 a 1 em Santa Catarina; Verdão vai a 11 pontos e se aproxima dos líderes do Brasileirão.

Palmeiras
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Rômulo de titular junto de Raphael Veiga, o Palmeiras iniciou o jogo vendo o Criciúma tomar a iniciativa. Com 2 minutos de bola rolando os mandantes já tinham finalizado duas vezes, uma com Bolasse, outra com Marquinhos Gabriel, ambas para fora. A resposta do Verdão veio rapidamente: aos 3, Estêvão iniciou a jogada e rolou para trás; Raphael Veiga teve o chute bloqueado e na sobra Aníbal Moreno isolou.

O começo de jogo alucinante, porém, parou por aí. Apenas 21 minutos depois um dos times voltaria a finalizar, e foi o Palmeiras, com Murilo, que fintou seu marcador e bateu colocado, para fora. O lance serviu para reanimar a partida. Aos 26, Marquinhos Gabriel cruzou para Bolasie concluir de voleio, no contrapé de Weverton, que tirou com os olhos.

Aos 32 minutos Rony sofreu falta dura na entrada da área; Raphael Veiga cobrou e exigiu boa defesa do goleiro. Na reta final da etapa inicial o Criciúma foi dono das melhores oportunidades. Aos 42, Marquinhos Gabriel recebeu livre após cobrança de escanteio e chutou para fora. Aos 43, Marcos Rocha deu a bola nos pés de Éder dentro da área, mas por sorte o atacante se assustou com o presente e não conseguiu dominar.

Antes do intervalo, aos 45 minutos, a equipe catarinense voltou a desperdiçar boa chance para abrir o placar, novamente em jogada de bola parada: Marquinhos Gabriel cobrou escanteio fechado, Éder fez a casquinha no primeiro pau e ninguém conferiu no segundo.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final com Luis Guilherme no lugar de Estêvão, e Lázaro na vaga de Rômulo. Aos 2 minutos o camisa 31 cruzou buscando Rony, que não alcançou. Aos 6, o Criciúma armou rápido e bonito contra-ataque; Bolasie tabelou com Matheusinho e cruzou para Marquinhos Gabriel soltar a bomba e parar em Weverton.

A partida era animada. Aos 9 minutos Piquerez cruzou sob medida para Rony, que cabeceou em cima do goleiro. Aos 10, Aníbal Moreno arriscou de canhota e errou o alvo. Aos 15 minutos Matheusinho recebeu na entrada da área e carimbou Gómez. Aos 17, Luis Guilherme cruzou para Lázaro, que mandou na trave.

Aos 18 minutos Marcos Rocha cruzou e Rodrigo cortou com a mão. Pênalti bem marcado pelo árbitro e convertido por Gómez aos 21: 1 a 0. Mal deu tempo para a torcida comemorar. Ao 23, Claudinho passou como quis por Aníbal Moreno e cruzou rasteiro; Murilo tentou cortar e mandou na trave, e na sobra Matheusinho conferiu: 1 a 1.

O jogo seguiu aberto. Aos 26 minutos Lázaro experimentou de longe, para fora. Logo em seguida Bolasie mostrou como fazer ao bater com estilo e força, exigindo defesa cinematográfica de Weverton. A bola ainda bateu na trave antes de sair. Em busca do segundo gol, o Verdão mexeu mais duas vezes antes dos 30: Aníbal por Zé, e Piquerez por Caio Paulista.

Aos 34 minutos Raphael Veiga finalizou da entrada da área, por cima. Aos 35, Raphael Veiga deu lugar a Gabriel Menino. Três minutos mais tarde Lázaro recebeu de Gómez e isolou. Aos 42, foi a vez de Luis Guilherme concluir sem qualquer perigo. Aos 45, Menino sofreu falta na entrada da área e cobrou bem, parando no goleiro. Após a cobrança de escanteio executada por Luis Guilherme, Gómez escorou e Lázaro fez o gol: 2 a 1.

Com mais 5 minutos de acréscimo o Verdão conseguiu manter a posse de bola e ainda foi dono da última oportunidade: aos 51, Gabriel Menino cobrou falta por cima do travessão. Logo depois o árbitro apitou pela última vez. Com a vitória fora de casa o Palmeiras vai a 11 pontos e se aproxima do pelotão de frente do Brasileirão.

Agora, por causa da Data Fifa, o Brasileirão ficará paralisado por 10 dias. O Verdão só volta a campo em 13/6 para enfrentar o Vasco, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Grêmio 2 x 2 Palmeiras

2. Veja do golaço de Estêvão contra o Grêmio

3. Zé Rafael se declara ao Palmeiras ao comemorar a marca de 300 jogos

4. Felipe Anderson se apresenta ao Palmeiras

5. Gabigol no Palmeiras? Abel Ferreira responde sobre possibilidade