Por Eduardo Luiz
18/08/2024, 18h21

Raphael Claus anulou gol legal de Lázaro mas Verdão saiu vencedor com dois gols de López; resultado leva o time a 41 pontos no Brasileirão.

Palmeiras supera assalto e vence o São Paulo em casa com gol no último lance
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com um “misto quente” diante de um São Paulo praticamente todo reserva, o Palmeiras iniciou o jogo tomando a iniciativa. Aos 9 minutos López finalizou de voleio, por cima do travessão. Aos 12, Caio Paulista cruzou, López foi bloqueado e a bola sobrou para Richard Ríos, que bateu por cima. Aos 16 minutos Lázaro arriscou da entrada da área, fácil para Rafael.

Aos 20 minutos Raphael Veiga soltou a bomba e o goleiro defendeu em dois tempos. Aos 22, Marcos Rocha cruzou e López dividiu com Arboleda, não conseguindo finalizar como gostaria. A primeira investida dos visitantes aconteceu aos 26 minutos: André Silva chutou rasteiro, por baixo, e exigiu ótima defesa de Weverton.

A chance criada animou o São Paulo. Aos 29 minutos Marcos Rocha tentou uma antecipação e falhou, deixando um buraco nas suas costas; Patrick arrancou e chutou com perigo à esquerda de Weverton. Depois disso o Verdão voltou a controlar a partida e a desperdiçar oportunidades. Aos 35, Ríos soltou a bomba e o goleiro espalmou. Aos 39, Marcos Rocha cruzou, Raphael Veiga pegou de primeira e Rafael fez a defesa.

Aos 40 minutos Caio Paulista acionou López, que bateu por cima. No lance seguinte o argentino arriscou da entrada da área e mandou à direita do goleiro. Aos 43, Estêvão sofreu falta, Veiga cobrou bem e novamente parou em Rafael. Nos acréscimos o São Paulo chegou uma vez: Bobadilla bateu fraco, nas mãos de Weverton.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final sem alterações e mantendo o domínio do jogo. Aos 3 minutos Estêvão tocou para Raphael Veiga, que da marca do pênalti bateu nas mãos de Rafael. Aos 6, Ríos fez boa jogada individual e tocou para Zé Rafael; o volante bateu, a bola desviou e sobrou para Estêvão, que ajeitou para López fazer 1 a 0. O assistente anulou, mas o VAR validou.

À frente no placar o Palmeiras não diminuiu o ritmo. Aos 13 minutos Estêvão foi à linha de fundo e cruzou para Veiga, que perdeu outra boa chance. Aos 15, o São Paulo teve uma falta perto do área que resultou numa cabeçada de Arboleda por cima do travessão. Dos 16 aos 21 minutos a partida ficou paralisada por conta de um susto: Patrick dividiu com Estêvão e caiu de mal jeito; ele precisou deixar o estádio de ambulância, mas consciente.

Quando o jogo recomeçou o São Paulo partiu em busca do empate. Aos 22, Rato recebeu de Lucas e bateu para fora. Aos 24, Abel trocou Estêvão por Felipe Anderson, Zé Rafael por Aníbal Moreno, e Caio Paulista por Vanderlan. Aos 26, Lázaro furou, Ferrarezi cruzou, André Silva dominou e tocou para Luciano chutar no canto esquerdo de Weverton: 1 a 1.

O Palmeiras reagiu bem ao gol. Aos 29, Felipe Anderson dividiu de maneira legal, arrancou e cruzou para Lázaro se redimir e fazer 2 a 1, mas o VAR interferiu. Primeiro caçando falta inexistente do camisa 9, depois ao enxergar uma suposta interferência de López, que também não aconteceu. Raphael Claus, no entanto, foi induzido ao erro e anulou.

Para tentar buscar a vitória, aos 35 minutos Abel trocou Raphael Veiga por Maurício, e Lázaro por Rômulo. Em função da concussão de Patrick, os times puderam fazer seis alterações, e aos 42, Rony entrou no lugar de Ríos. Aos 50 minutos Luciano fez falta dura em Felipe Anderson e como já tinha um amarelo foi para o chuveiro mais cedo.

Com mais 7 minutos a jogar nos 12 de acréscimo, o Verdão intensificou a pressão. Aos 52, Lucas deu um soco na bola dentro da área e o VAR mandou seguir. Aos 57, Rony cruzou na cabeça de López, que foi no terceiro andar para fazer justiça ao placar: 2 a 1. Na saída de bola Claus ainda deixou o São Paulo atacar uma vez, mas não deu certo.

A vitória no clássico leva o Palmeiras a 41 pontos, o que faz a equipe se reaproximar dos líderes do Brasileirão.

Quarta-feira (21/8), às 21h30, o Verdão recebe o Botafogo precisando de uma vitória por dois gols de diferença para avançar na Libertadores.

Notícias relacionadas:

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Qual era a pontuação do Palmeiras após 26 rodadas nos últimos Brasileiros?

2. Raphael Veiga chega a 50 gols no Allianz Parque; veja ranking dos maiores artilheiros

3. Notas de Palmeiras 5 x 0 Criciúma

4. Qual a chance de título do Palmeiras no Brasileirão? Veja o que diz a matemática

5. Palmeiras tem 6 jogadores no departamento médico; veja a situação de cada um