Por Eduardo Luiz
23/06/2024, 20h29

López, Estêvão e Mayke fizeram os gols da vitória por 3 a 1 no Allianz Parque; Verdão vai a 23 pontos e segue na vice-liderança.

Palmeiras supera a cera do Juventude e chega à 5ª vitória seguida no Brasileirão
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com quatro mexidas em relação à vitória sobre o Red Bull Bragantino, o Palmeiras iniciou o jogo tentando encurralar o Juventude. Logo no primeiro minuto Marcos Rocha, uma das novidades, pegou rebote dentro da área e bateu para fora. Para não virar um sparring, a equipe visitante recorreu à cera. Foram 3 paralisações ante dos 10 minutos.

Quando a bola rolava, o Verdão buscava o gol, mas sem o mesmo ímpeto das últimas partidas. Aos 14, novamente Marcos Rocha tentou um chute de média distância que foi interceptado por Zé Marcos. Aos 18, López concluiu de bicicleta, mas o goleiro estava atento. Esperando um vacilo para dar o bote, o Juventude teve boa chance aos 21: Gilberto foi lançado, Murilo o acompanhou e conseguiu desarme providencial na hora do arremate.

Tentando gostar do jogo, a equipe de Caxias do Sul voltou a levar perigo aos 24 minutos, quando Danilo Boza chutou forte de dentro da área, parando em boa defesa de Weverton. Aos 28, Murilo lançou Estêvão, que teve o chute bloqueado. Aos 32 minutos Vanderlan cruzou na cabeça de Raphael Veiga, que exigiu ótima defesa de Gabriel. Aos 34, Estêvão tabelou com Veiga e cruzou rasteiro para a área, onde não tinha ninguém de verde.

Aos 35 minutos Gabriel Menino recebeu de Zé Rafael e chutou em cima do zagueiro. Aos 37, Estêvão tocou para López, que finalizou na trave. O assistente não marcou impedimento, mas o gol saísse o VAR corrigiria. Aos 46 minutos Estêvão apareceu bem novamente como garçom ao tocar para Zé Rafael bater de primeira, rente ao travessão. No último lance do primeiro tempo o Juventude quase surpreendeu: Nenê cruzou na cabeça de Erick, que livre na área escorou nas mãos de Weverton.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final com a mesma proposta de pressionar o Juventude desde o apito inicial. Aos 50 segundos Menino deu bom passe para López, que bateu no meio do gol, facilitando a vida do goleiro. Aos 3, Veiga cruzou na cabeça do argentino, que foi no terceiro andar para enfim abrir o placar: 1 a 0.

Atrás no placar, o time visitante desistiu de fazer cera, enquanto que o Palmeiras partiu em busca do segundo gol. Aos 6 minutos Estêvão fez boa jogada individual e cruzou para López, mas o zagueiro interceptou. Aos 13, Gabriel Menino arriscou um chute de média distância e viu a bola sair perto da trave.

Aos 17 minutos o Juventude puxou rápido contra-ataque que terminou com Erick chutando com perigo, à esquerda de Weverton. Aos 18, o adversário chegou ao empate através cobrança de lateral: João Lucas mandou para a área, Gabriel fez a casquinha e Erick completou: 1 a 1. Imediatamente depois do gol o técnico Abel Ferreira promoveu alteração tripla: Menino, Vanderlan e Fabinho saíram para as entradas de Rony, Piquerez e Aníbal Moreno.

Aos 23, um susto: Murilo vacilou, Erick arrancou em direção ao gol mas parou em ótima defesa de Weverton. Quatro minutos depois Rony chutou cruzado, por baixo, à esquerda do goleiro. Aos 29, Raphael Veiga levantou de três dedos para López, que resvalou para Estêvão; o garoto dominou e fuzilou a meta de Gabriel para fazer 2 a 1.

Com o Verdão novamente em vantagem, Abel promoveu o retorno de Dudu; ovacionado pela torcida, o camisa 7 entrou no lugar de López. Aos 33 minutos Rony ajeitou de calcanhar para Estêvão mandar na trave; no rebote Dudu dominou e tocou para Zé Rafael chutar por cima. Nesse lance Estêvão sentiu algo na virilha e foi substituído por Mayke.

Três minutos depois de entrar, praticamente em sua primeira participação no jogo, Mayke fez o gol do 3 a 1: Zé Rafael roubou a bola na área e rolou para o camisa 12 concluir e correr para o abraço: 3 a 1. Aos 40 minutos Gabriel só não descontou para o Juventude porque Weverton praticou dois milagres seguidos. Aos 42, Mandaca também parou no goleiro Palmeirense.

O Palmeiras teve a chance de transformar a vitória em goleada aos 45 minutos: Raphael Veiga recebeu cruzamento de Aníbal e bateu de primeira; Gabriel deu rebote nos pés de Mayke, que tentou cruzar para Dudu e foi interceptado. Aos 49, Veiga ajeitou para Dudu, que bateu fraco, fácil para Gabriel. Aos 50, o camisa 23 tentou resolver ele mesmo e soltou a bomba, parando no goleiro. E foi “só”.

Com a vitória no Allianz Parque o Palmeiras vai a 23 pontos e só não assume a liderança do Brasileirão porque a arbitragem doou dois pontos ao VARmengo diante do Fluminense.

Quarta-feira (26/6) o Verdão visita o Fortaleza. O jogo será disputado às 21h30.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações