Por Eduardo Luiz
17/07/2024, 23h28

Time de Abel Ferreira voltou a pecar nas finalizações e acabou superado por 1 a 0; adversário abre três pontos de vantagem na liderança do Brasileirão.

Palmeiras perde muitos gols e é derrotado pelo Botafogo no Rio de Janeiro
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com Murilo e Marcos Rocha de titulares, o Palmeiras viu o Botafogo iniciar o jogo tomando a iniciativa. Logo aos 2 minutos Júnior Santos bateu com desvio, para fora. Aos 3, o Verdão tentou responder num lançamento de Weverton que encontraria López se Alexander Barboza não agarrasse o argentino; todo banco do Palmeiras ficou pedindo cartão vermelho, mas o adversário recebeu apenas o amarelo.

Aos 9 minutos nova investida dos mandantes: Marlon Freitas recebeu livre, invadiu a área e bateu de bico, parando em boa defesa de Weverton. Aos 13, Júnior Santos – em impedimento claro – ganhou de Marcos Rocha na corrida e chutou para outra boa defesa do goleiro Palmeirense. Estranhamente o assistente não assinalou a posição irregular.

O Palmeiras só foi levar perigo aos 17 minutos, quando Marcos Rocha deu passe perfeito para López surgir livre na cara do goleiro e bater no contrapé; por azar a bola bateu no braço de John e saiu. Após a cobrança de escanteio o Verdão esboçou uma pressão que terminou com Gabriel Menino chutando perto da trave esquerda.

A partida era movimentada. Aos 29 minutos Menino voltou a tentar um chute de fora da área e dessa vez errou o alvo por muito. Aos 33, Júnior Santos escorou cruzamento vindo da direita, por cima. No lance seguinte Savarino bateu à esquerda de Weverton. Aos 36, Piquerez cruzou e Estêvão cabeceou torto. No contra-ataque Luis Henrique só não abriu o placar porque parou em ótima defesa de Weverton.

Na reta final do primeiro tempo o Botafogo foi dono das melhores oportunidades. Aos 38 minutos Alexander Barboza subiu sozinho e escorou para fora. Aos 45, Marlon Freitas recebeu de Júnior Santos e bateu rasteiro, fácil para Weverton.

continua após a publicidade

Segundo tempo

A etapa final começou corrida igual boa parte do primeiro tempo. Logo no primeiro minuto Raphael Veiga cobrou falta de longe, para fora. Aos 3, veio a resposta do Botafogo em cabeçada de Gregore que saiu por cima do travessão. Aos 8 minutos Gabriel Menino deu a bola nos pés de Tiquinho Soares, que enfiou para Júnior Santos chutar em cima de Weverton.

Aos 10 minutos o sistema defensivo do Palmeiras sofreu uma pane e o Botafogo abriu o placar: Marlon Freitas interceptou passe para Rony e lançou Luiz Henrique nas costas de Piquerez; Murilo chegou para cobrir mas foi driblado pelo adversário, que rolou para Tiquinho Soares fazer 1 a 0. Aos 12, Alexander Barboza deixou a mão no rosto de Estêvão e não recebeu o segundo amarelo.

Em busca do empate, o Verdão teve boa chance aos 14: Raphael Veiga cobrou falta e viu a bola passar perto da trave. Aos 16, Piquerez bateu de primeira e parou em boa defesa de John. Três minutos depois Veiga levantou para López chegar de carrinho e também parar no goleiro. Aos 24, Gómez falhou e Savarino tocou para Tiquinho dominar, girar e bater rasteiro justamente onde Weverton estava.

Principal reforço do Palmeiras para a temporada, Felipe Anderson entrou no jogo aos 25 minutos no lugar de Gabriel Menino. Ao 34, Abel mexeu novamente: Estêvão, lesionado, deu lugar a Dudu; na mesma parada ele trocou Rony por Maurício, outro estreante da noite. Aos 37 minutos Veiga tentou da entrada da área e errou o alvo por muito.

Aos 40 minutos Felipe Anderson bateu rasteiro buscando o canto direito baixo de John, que foi buscar. Aos 42, Abel foi pro tudo ou nada ao trocar Veiga e Marcos Rocha por Caio Paulista e Mayke. Nos sete minutos de acréscimo o Verdão encurralou o adversário, mas só conseguiu uma finalização, com López, aos 49, que morreu nas mãos do goleiro.

Com a derrota fora de casa o Palmeiras permanece com 33 pontos e mantém a vice-liderança do Brasileirão, agora a 3 pontos do Botafogo.

O Palmeiras volta a campo às 21h de sábado (20/7) para enfrentar o Cruzeiro, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações