Por Eduardo Luiz
31/07/2024, 21h56

Abel Ferreira armou uma retranca que não funcionou; sistema defensivo falhou nos dois gols do adversário, que ficou perto de avançar na Copa do Brasil.

Palmeiras joga para empatar e perde para o Flamengo no Maracanã
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com uma nova formação tática e repleto de novidades no time titular, o Palmeiras iniciou o jogo com a proposta de marcar forte o Flamengo e explorar os contra-ataques. Aos 2 minutos Felipe Anderson fez boa jogada individual e tocou para Rony, que ajeitou para Aníbal Moreno isolar.

A resposta dos mandantes não demorou. Aos 6 minutos Gerson fintou Zé Rafael na entrada da área e bateu por cima. Aos 14, De la Cruz pegou sobra dentro da área e bateu cruzado; a bola tinha direção, mas desviou em Vitor Reis e saiu em escanteio. No lance seguinte Pedro concluiu de calcanhar, fácil para Weverton.

A partir dos 20 minutos o Flamengo diminuiu a intensidade e o Palmeiras não conseguiu mais sair nenhuma vez para tentar surpreender o adversário. Esse foi o panorama da partida até o intervalo.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Verdão voltou para o segundo tempo com a mesma proposta, mas sem conseguir executar tão bem a retranca elaborada pelo técnico Abel Ferreira. Aos 2 minutos Varela cruzou, Luiz Araújo chutou e Giay bloqueou. Aos 6, Arrascaeta bateu cruzado e Weverton fez boa defesa.

Aos 11 minutos o Palmeiras saiu jogando errado e o Flamengo aproveitou: Gerson enfiou para Luiz Araújo cruzar para Pedro, que conferiu: 1 a 0. Como todo time do Tite, o Flamengo recuou após abrir o placar. E o time do Abel Ferreira caiu na armadilha. Aos 27 minutos Gómez deu a bola nos pés de Pedro, que lançou Luiz Araújo para bater na saída de Weverton: 2 a 0.

Perdendo por dois, o português mexeu na equipe: aos 28 minutos ele tirou Ríos e Rony para as entradas de Lázaro e López, respectivamente. O terceiro gol do Flamengo só não saiu aos 31 minutos após outra entregada alviverde (de Giay) porque Weverton fez milagre em chute de Luiz Araújo.

Aos 34 minutos Abel promoveu mais duas alterações: Zé Rafael por Gabriel Menino, e Giay por Mayke. Sete minutos mais tarde foi a vez de Veiga sair para a entrada de Dudu. Nenhuma das alterações fez o time melhorar. Por sorte, o adversário não quis mais atacar e a partida acabou 2 a 0. O jogo de volta acontecerá na próxima quarta-feira (07/8), no Allianz Parque.

Domingo (04/8), provavelmente novamente todo reserva, o Palmeiras visita o Internacional pelo Brasileirão. O jogo será disputado às 17h, no Beira-Rio.

Notícias relacionadas:

PTD no Bluesky: siga a página
PTD no WhatsApp: entre no grupo

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Qual era a pontuação do Palmeiras após 26 rodadas nos últimos Brasileiros?

2. Raphael Veiga chega a 50 gols no Allianz Parque; veja ranking dos maiores artilheiros

3. Notas de Palmeiras 5 x 0 Criciúma

4. Qual a chance de título do Palmeiras no Brasileirão? Veja o que diz a matemática

5. Palmeiras tem 6 jogadores no departamento médico; veja a situação de cada um