Por Eduardo Luiz
21/01/2024, 18h08
Na estreia da temporada e do Campeonato Paulista, time de Abel Ferreira saiu na frente com Raphael Veiga mas vacilou no fim: 1 a 1.
Primeiro tempo
Ao contrário do que os jogos-treino sugeriram, o Palmeiras iniciou a partida com Vanderlan e Breno Lopes entre os titulares; Caio Paulista e López ficaram no banco. A primeira finalização foi relâmpago: logo aos 47 segundos Richard Ríos pegou rebote da zaga e mandou para fora. Mas foi uma falsa impressão de que o Verdão pressionaria. Logo o Novorizontino assumiu o controle do jogo.
Aos 5 minutos Rômulo soltou a bomba e Weverton defendeu em dois tempos. Aos 6, Vanderlan concedeu escanteio bobo, do meio-campo; a equipe da casa cobrou e Chico escorou por cima. Aos 11, foi a vez de Geovane tentar a sorte, mas errou o alvo.
O Verdão só voltou a chegar perto da meta adversária aos 12 minutos, quando Mayke tocou para Marcos Rocha cruzar para Raphael Veiga desviar de cabeça, sem direção. Aos 15, o Novorizontino aproveitou um buraco nas costas de Marcos Rocha e Mayke e chegou com perigo: Marlon cruzou para Waguininho chegar finalizando de carrinho, à esquerda de Weverton.
Aos 20 minutos Marcos Rocha cobrou lateral na área, Gómez ajeitou e Mayke não conseguiu dominar. Aos 30, Danilo Barcelos cobrou falta e Waguininho escorou para fora. Aos 37 minutos o Novorizontino abriu o placar com Neto após rebote de Weverton em bomba de Geovane, mas o gol foi corretamente anulado pelo VAR por falta clara em Zé Rafael no começo da jogada.
Antes do intervalo a equipe da casa teve uma última chance, novamente em bola parada executada por Danilo Barcelos: o lateral cobrou falta e Neto finalizou de primeira, parando em boa defesa de Weverton.
continua após a publicidade
Segundo tempo
O Verdão voltou para a etapa final com Bruno Rodrigues no lugar de Breno Lopes, e Caio Paulista na vaga de Vanderlan. Aos 2 minutos Waguininho puxou contra-ataque de antes do meio-campo e só parou da entrada da área, de onde bateu na trave. A resposta alviverde foi imediata: ainda dentro do minuto 2, Bruno deu ótimo passe para Rony, que desequilibrado, bateu para fora.
Melhor em campo, o Novorizontino esboçou uma pressão: aos 3 minutos, após erro de passe de Raphael Veiga, Marlon arriscou com perigo, para fora. Aos 4, após outra saída errada do Verdão, Rômulo teve o chute travado por Mayke. Logo na sequência Chico arriscou de longe e só não fez um golaço porque Weverton fez defesa de cinema.
Passado o sufoco, aos 15 minutos o técnico Abel Ferreira mandou a campo o terceiro reforço contratado para 2024: Aníbal Moreno substituiu Zé Rafael. E como futebol não é merecimento, aos 16, saiu o gol do Palmeiras: Marcos Rocha recebeu do argentino e cruzou de canhota na cabeça de Raphael Veiga: 1 a 0.
Ao mesmo tempo em que tranquilizou o Palmeiras, o gol deu uma esfriada no Novorizontino. Diante desse panorama o jogo ficou morno. Aos 24 minutos Abel trocou Rony por Jhon Jhon, e em sua primeira participação ele deu ótimo passe para Bruno Rodrigues, que ficou cara a cara com o goleiro, mas atrapalhado pela marcação acabou adiantando demais a bola e saiu pela linha de fundo.
Autor do gol, Raphael Veiga deixou a partida aos 35 minutos; Atuesta entrou em seu lugar. Aos 42, Bruno Rodrigues percebeu o goleiro adiantado e tentou por cobertura, mas errou o alvo. Aos 44 minutos o Novorizontino teve chance clara para empatar: Rodrigo cobrou falta, César Martins subiu mais que Gómez e escorou rente à trave esquerda de Weverton.
Nos seis minutos de acréscimo a equipe da casa voltou a ficar com a bola e no último lance, após vacilo de Weverton e Gómez, chegou ao empate com Willian Gomes em chute da entrada da área. Assim foi a estreia alviverde na temporada e no Campeonato Paulista; o time soma 1 ponto e divide a vice-liderança do Grupo B com a Ponte Preta.
O segundo compromisso do Palmeiras no estadual será contra a Inter de Limeira. A partida acontecerá na quarta-feira (24/1), às 21h35, no Allianz Parque.
Notícias relacionadas:
- Notas de Novorizontino 1 x 1 Palmeiras
- Ficha técnica de Novorizontino 1 x 1 Palmeiras
- Assista ao gol de Raphael Veiga contra o Novorizontino
- Abel elogia Novorizontino e justifica empate no fim: jogada errada e cansaço
- Raphael Veiga lamenta empate no fim e mira mais gols de cabeça na temporada
- FPF se manifesta sobre falhas na transmissão no jogo do Palmeiras
- Paulista: resultados do grupo do Palmeiras + classificação atualizada
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras
2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia
4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente
5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações