Por Eduardo Luiz
08/11/2024, 22h40

Time de Abel Ferreira dominou o adversário mas só conseguiu fazer o gol da vitória na metade do segundo tempo com Estêvão; Verdão vai a 64 pontos e se mantém na vice-liderança.

Palmeiras finaliza 35 vezes e vence o Grêmio por 1 a 0 no Allianz Parque
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com três mudanças no time titular a apenas com Aníbal Moreno de volante, o Palmeiras iniciou o jogo tentando pressionar o Grêmio. Aos 5 minutos Caio Paulista arriscou de fora da área, a bola desviou em Rodrigo Eli e saiu em escanteio. Aos 6, Felipe Anderson cruzou, Marchesín falhou, a bola bateu na trave e saiu. Após a cobrança do tiro de canto executada por Raphael Veiga, Gómez foi no terceiro andar e exigiu ótima defesa do goleiro.

Aos 12 minutos Veiga ajeitou para Rony chutar rasteiro, fácil para o goleiro. A primeira investida gremista surgiu aos 14, e quase foi fatal: Villasanti invadiu a área e soltou a bomba, mas Murilo bloqueou na hora certa. Aos 17 minutos Caio Paulista recebeu de Felipe Anderson e cruzou; a bola desviou e foi no canto direito baixo de Marchesín, que foi buscar.

Aos poucos o Verdão foi encontrando cada vez mais dificuldades para furar a retranca gremista, o que foi irritando time e torcida. Aos 34 minutos a bola sobrou para Maurício na entrada da área e ele carimbou a defesa; na sequência da jogada o próprio camisa 18 fez o gol, mas ele estava impedido e o mesmo foi corretamente anulado.

Na reta final do primeiro tempo o Palmeiras voltou a acelerar o ritmo e conseguiu mais três finalizações, uma com Estêvão, outra com Caio Paulista e a mais perigosa com Maurício, que fez o goleiro trabalhar.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a etapa final com o mesmo time, mas melhor. Antes dos 5 minutos o time já tinha finalizado três vezes, todas com Maurício; na melhor delas o goleiro fez outra ótima defesa. Aos 10, Veiga tabelou com Estêvão e isolou. No lance seguinte Felipe Anderson levantou na cabeça de Raphael Veiga, que escorou para fora.

Só dava Verdão. Aos 12 minutos Maurício chutou de média distância, fácil para Marchesín. Aos 14, em contra-ataque, o Grêmio chegou a assustar, mas Soteldo concluiu muito mal após a defesa bloquear duas outras finalizações. Aos 17 minutos o técnico Abel Ferreira mexeu por atacado: Felipe Anderson, Rony e Caio Paulista foram substituídos por Dudu, López e Mayke, respectivamente.

A coleção de gols perdidos pelo Palmeiras continuava. Aos 19 minutos foi a vez de Raphael Veiga chutar rente à trave. Aos 21, Gómez também perdeu chance incrível. Dois minutos depois Estêvão soltou a bomba e parou no goleiro. No lance seguinte o garoto carimbou a trave. Parecia que não seria noite.

Empurrado por mais de 33 mil torcedores, no entanto, o Verdão não desistiu e enfim conseguiu balançar a rede aos 26 minutos: Dudu chutou e Marchesín deu rebote nos pés de Estêvão: 1 a 0. Pouco depois, aos 30, Abel trocou Maurício por Richard Ríos. Aos 32 minutos Veiga cruzou para Gómez, que fez o goleiro aparecer bem novamente.

Mesmo à frente no placar o Palmeiras seguiu perdendo gols. Aos 33 minutos Richard Ríos roubou a bola e fuzilou a meta de Marchesín, que foi buscar. Ainda dentro do minuto 33 Estêvão chutou forte e novamente o goleiro evitou o gol. Incrível. Aos 36, Abel trocou Veiga por Zé Rafael.

E foi nos pés do camisa 8 que o Verdão desperdiçou a chance de matar o jogo aos 43 minutos: Estêvão rolou pra ele, que bateu rente à trave direita. Nos 5 minutos de acréscimo o Grêmio apenas rondou a área alviverde.

A vitória em casa leva o Palmeiras a 64 pontos, 3 a menos que o Botafogo, que no sábado recebe o Cuiabá.

Agora, por causa da última Data Fifa de 2024, o Verdão só voltará a campo no dia 20/11 para enfrentar o Bahia, em Salvador.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Jornalista crava acerto do Palmeiras com Facundo Torres, atacante uruguaio

2. Notas de Palmeiras 0 x 1 Fluminense

3. Palmeiras termina o ano pagando mais um mico em casa

4. Base, jovens e sem medalhão: Abel avisa que Palmeiras não mudará perfil do elenco para 2025

5. Saiu a tabela do Mundial; veja quando e onde o Palmeiras vai jogar