Por Eduardo Luiz
08/07/2023, 22h54

Time de Abel Ferreira foi muito superior na etapa inicial mas optou pela covardia na metade final do jogo. Verdão chega a 4 rodadas sem vitória no Brasileirão e pode sair do G4.

Palmeiras faz bom primeiro tempo, mas recua no segundo e doa empate ao Flamengo
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Com os retornos de Artur e Rony, o Palmeiras iniciou o jogo melhor que o Flamengo. Logo no primeiro minuto Dudu cruzou para Artur, que finalizou no susto, parando em boa defesa de reflexo do goleiro. Aos 4, Everton tentou responder para os visitantes, mas o chute desviou e saiu em escanteio, que não resultou em nada.

Aos 13 minutos Mayke cruzou para Rony, mas David Luiz se esticou e conseguiu um corte providencial. Aos 19, Raphael Veiga arriscou de fora da área, sem direção. Aos 23 minutos novamente o Verdão chegou bem pelo lado direito, e desta vez conseguiu fazer o gol: Mayke cruzou, Rony cabeceou, o goleiro defendeu, a bola foi na trave e Thiago Maia afastou mal, nos pés de Dudu, que soltou a bomba para fazer 1 a 0.

À frente no placar, o time do técnico Abel Ferreira ofereceu a bola ao Flamengo para ter os contra-ataques. Sem criatividade, porém, os visitantes não conseguiam ameaçar a meta de Weverton. Apenas no final do primeiro tempo o jogo voltou a ter emoção. Aos 41 minutos Dudu recebeu de Artur e chutou; David Luiz interceptou e a bola voltou para Piquerez, que cruzou forte demais.

Num escanteio inventado pelo árbitro aos 48 minutos o Flamengo quase empatou: Gerson disputou com Dudu, a bola sobrou para Pedro, que chutou em cima de Weverton; na sobra Cebolinha concluiu muito alto. Antes do reinício da partida o VAR ainda ficou caçando um pênalti para o adversário, mas não conseguiu.

Aos 51 minutos novamente Dudu apareceu bem na área, desta vez ele levantou para Gómez, que ajeitou para Luan finalizar de primeira e parar em ótima defesa de Matheus Cunha. No contra-ataque o Flamengo chegou com Cebolinha, que bateu forte e Weverton espalmou.

continua após a publicidade

Participe do canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para o segundo tempo com outra postura, todo recuado, chamando o Flamengo para cima, que nos primeiros minutos só conseguiu chegar em chutes de média distância – foram dois, um com Everton Ribeiro, aos 5, e outro com Gerson, aos 7.

Jogando nos contra-ataques, o Palmeiras teve boa chance aos 17 minutos: Dudu foi lançado, mas sem opções de passe chutou para fora. Aos 19, Mayke cruzou para Piquerez, que isolou. Aos 22 minutos Gómez roubou a bola na intermediária e tocou para Dudu, que ajeitou para Gabriel Menino finalizar por cima.

De maneira inexplicável, aos 26 minutos o técnico Abel Ferreira resolveu retrancar ainda mais o time ao trocar Artur por Murilo. Com três zagueiros, a marcação alviverde piorou. Aos 33 minutos Bruno Henrique recebeu cruzamento livre na área e escorou no canto esquerdo de Weverton, que foi buscar. Aos 35, porém, o goleiro nada pôde fazer quando Arrascaeta surgiu no meio do ferrolho alviverde para cabecear no chão, também livre: 1 a 1.

Para tentar desfazer a besteira que promoveu em todo segundo tempo, aos 43 minutos Abel queimou de uma vez as últimas quatro alterações a que tinha direito; entraram Fabinho, Endrick, Naves e Luis Guilherme nas vagas de Raphael Veiga, Ríos, Menino e Dudu, respectivamente.

Nos acréscimos, num ataque simples – algo que abdicou de fazer na etapa final, o Palmeiras conseguiu uma falta, e Murilo fez o segundo gol, mas o VAR anulou porque o defensor calça 2 números a mais que o último marcador do Flamengo (pela nova determinação da CBF, o VAR poderia considerar mesma linha, mas a interpretação é seletiva). E foi só.

Com o empate em casa o Verdão chega a 4 jogos sem vitória pelo Brasileirão, vai a 24 pontos e pode sair do G4 com o complemento da rodada.

Agora o Palmeiras muda o foco novamente para a Copa do Brasil; na quinta-feira (13/7) acontece o jogo de volta das quartas de final contra o São Paulo, às 20h, no Allianz Parque.

Notícias relacionadas:

Participe do canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Palmeiras terá escalação diferente para jogo da Libertadores; veja possíveis novidades

2. Palmeiras tem prejuízo em março, mas segue no azul em 2024; veja números

3. Notas de Cuiabá 0 x 2 Palmeiras

4. Jornalista uruguaio crava acerto de Luciano Rodríguez com o Palmeiras

5. Chelsea estuda fazer proposta de meio bilhão por Luis Guilherme e Estêvão