Por Eduardo Luiz
03/04/2024, 23h28

Verdão usou time reserva e buscou empate com o San Lorenzo; Piquerez, de falta, marcou o gol que rendeu 1 ponto.

Palmeiras estreia na Libertadores com empate fora de casa
(Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Primeiro tempo

Todo reserva, o Palmeiras iniciou o jogo tentando superar o desentrosamento e a pressão da torcida adversária. Logo no primeiro minuto Gabriel Menino cobrou escanteio e Rony desviou de cabeça, para fora. Aos 7, Ferreira arriscou da entrada da área mas foi atrapalhado por Richard Ríos e errou o alvo.

O jogo era aberto. Aos 16 minutos Leguizamón levantou na cabeça de Barreiro, que desperdiçou chance incrível. O gol perdido inflamou o San Lorenzo na mesma proporção que fez o Verdão se abalar. Aos18, Vanderlan perdeu a bola perto da área e Ferreira só não correu para o abraço porque Marcelo Lomba fez ótima defesa. Na cobrança de escanteio, porém, o goleiro nada pôde fazer quando Romaña subiu sozinho para fazer 1 a 0.

Empurrado pela torcida, o San Lorenzo voltou a levar perigo à meta de Lomba aos 25 minutos em jogada ensaiada de cobrança de falta que terminou com Ríos quase perdendo a bola dentro da pequena área. Aos 33, em rápido contra-ataque depois de falta mal cobrada por Gabriel Menino, Leguizamón invadiu a área e tentou encobrir Marcelo Lomba, que estava atento; na sobra Garcia afastou.

O Palmeiras só voltou a acordar nos últimos dez minutos do primeiro tempo; aos 36, Menino cruzou e Rony concluiu de puxeta, exigindo defesa em dois tempos do goleiro. Aos 39, Gabriel Menino soltou a bomba de canhota e viu a bola passar perto do travessão. Mas foi só.

continua após a publicidade

Segundo tempo

O Verdão voltou para a etapa final sem alterações e viu o San Lorenzo retomar o controle da partida. Aos 4 minutos, depois de cobrança de falta, Lampi pegou a sobra e bateu à direita de Lomba. Para tentar fazer o time reagir, aos 8, Abel fez alteração dupla: Piquerez e López entraram nas vagas de Vanderlan e Caio Paulista, respectivamente.

Pouco depois, aos 14 minutos, mais duas mexidas no Palmeiras: Menino por Aníbal Moreno, e Breno Lopes por Luis Guilherme. Aos 15, Garcia fez boa jogada pela direita e cruzou para López, que ajeitou para Rony perder ótima chance para o empate.

Aos 27 minutos Piquerez cobrou falta e Gómez, sozinho, escorou à esquerda do goleiro. Se a bola entrasse seria um lance para VAR. Aos 30, Ríos deu ótimo passe para Rony, que não conseguiu dominar. Todo aberto em busca do empate, o Verdão correu o risco de levar o segundo gol. Aos 32 minutos Herazo acertou o travessão. Aos 33, Bareiro isolou cara a cara com Lomba.

E como quem não faz toma… Aos 35 minutos Luis Guilherme sofreu falta na entrada da área e Piquerez cobrou com perfeição: 1 a 1. A equipe da casa tentou uma reação imediata, mas o chute de Irala, aos 37, morreu nas mãos de Marcelo Lomba. Para rearrumar o sistema defensivo, aos 38 Abel trocou Lázaro por Luan.

A troca não tornou o Palmeiras mais defensivo. Aos 41 minutos o gol da virada porque o goleiro fez milagre em finalizada de López. Nos acréscimos a equipe da casa conseguiu ficar mais com a bola e finalizou com perigo duas vezes, ambas com Braida; na primeira ele errou o alvo por pouco, e na segunda Marcelo Lomba espalmou. Assim foi a estreia alviverde na Libertadores, o time traz 1 ponto da Argentina.

Domingo (07/4) o Verdão recebe o Santos precisando de uma vitória por dois gols de diferença para ser campeão paulista. A partida será disputada no Allianz Parque, às 18h.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações