Por Eduardo Luiz
03/03/2024, 21h59
Verdão saiu atrás após falha de Weverton e Richard Ríos, mas buscou a igualdade com Raphael Veiga, de pênalti.
Primeiro tempo
Novamente no esquema com três volantes, o Palmeiras iniciou a partida tomando a iniciativa. Aos 6 minutos Luan lançou López, o atacante dominou na área mas caiu ao tentar finalizar. Aos 9, Richard Ríos soltou a bomba e Rafael espalmou. Aos 13, após falta sofrida por Zé Rafael, Raphael Veiga levantou na área e Aníbal Moreno desviou de cabeça, próximo à trave direita.
A primeira chegada do time da casa surgiu aos 18 minutos: Wellington foi lançado nas costas de Marcos Rocha, invadiu a área e bateu cruzado, para fora. Aos 20, Endrick recebeu de Luan e enfiou para Veiga, que bateu prensado, para fora. Aos 22 minutos Lucas passou por dois marcadores e chutou, mas Murilo interceptou. Após a cobrança de escanteio, Lucas ganhou pelo alto e mandou para fora.
O Palmeiras era um pouco superior até que aos 24 minutos uma nova decisão errada de Weverton colocou tudo a perder: o goleiro tocou na fogueira para Ríos, que também errou o domínio; Lucas ficou com a bola, abriu para Ferreira, que tentou devolver para Lucas, que furou, mas Alisson estava atento e bateu rasteiro, pertinho de Weverton, que não se esticou: 1 a 0.
Atrás no placar, o time do técnico Abel Ferreira viu o desempenho despencar. Aos 32 minutos Piquerez cruzou para López escorar para fora. Depois disso nada aconteceu. O São Paulo aproveitou e partiu em busca do segundo gol. Aos 35 minutos Pablo Maia arriscou de fora da área, nas mãos de Weverton. Aos 46, Ferreira chutou colocado e viu a bola tirar tinta da trave direita.
continua após a publicidade
Segundo tempo
Com Lázaro na vaga de Richard Ríos e Mayke no lugar de Marcos Rocha, o Palmeiras voltou para a etapa final tentando se reencontrar no jogo. O gol de empate sairia ao 6 minutos se Zé Rafael, impedido, não colocasse o pé numa cabeçada de Endrick. Ao 8, Rafael acertou um soco na cabeça de Murilo e o árbitro precisou do auxílio do VAR para assinalar pênalti claro. Aos 12, Veiga foi para a cobrança e empatou: 1 a 1.
Aos 20 minutos, em disputa legal na área entre Piquerez e Luciano, o VAR chamou o árbitro para uma possível penalidade do uruguaio, mas o responsável pelo apito mostrou personalidade e manteve a decisão de campo. Depois de 4 minutos de paralisação, a partida recomeçou com Rony na vaga de López.
Como nada aconteceu, aos 32 minutos Abel promoveu mais duas mudanças: Raphael Veiga por Caio Paulista, e Aníbal Moreno por Gabriel Menino. Novamente não funcionou. O time só voltaria a incomodar a meta adversária ao 43 minutos, quando Rony recebeu de Endrick e cruzou; Diego Costa colocou o peito na bola e quase fez contra.
Nos dez minutos de acréscimo o São Paulo teve mais iniciativa. Aos 45 e 46, Alisson finalizou com perigo, sendo uma delas rente à trave direita de Weverton, e outra nas mãos do goleiro. Aos 52 minutos foi a vez de James Rodrígues tentar de fora da área, mas o camisa 21 alviverde estava atento. Pouco depois o árbitro encerrou a partida.
Com o empate fora de casa o Palmeiras vai a 25 pontos e abre 3 de vantagem em relação ao Santos na liderança geral do Campeonato Paulista.
Agora o Verdão volta a ter uma semana livre, já que a última rodada da fase de grupos acontecerá apenas no domingo (10/3) contra o Botafogo, às 16h, na Arena Barueri.
Notícias relacionadas: