Por Eduardo Luiz
02/07/2023, 17h59

Zé Ivaldo agrediu Endrick logo no primeiro minuto e não foi expulso; Verdão abriu 2 a 0 e depois cedeu a igualdade.

Palmeiras é roubado em Curitiba e fica no empate com o Athletico-PR
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Apenas com Weverton e Gómez de titulares, o Palmeiras iniciou o jogo desperdiçando um gol. Logo no primeiro minuto Zé Ivaldo acertou uma cotovelada na nuca de Endrick em pênalti assinalado pelo VAR, que de maneira surpreendente não recomendou a expulsão do agressor. O próprio camisa 9 foi para a cobrança e parou no goleiro. Apesar de estar repleto de garotos em campo, o Verdão não se abalou.

Aos 5 minutos, em cobrança de falta executada por Vitor Roque, Erick cabeceou à esquerda de Weverton. Aos 6, Gómez se atrapalhou na frente de Vitor Roque, mas Weverton afastou o perigo. Mostrando personalidade após o pênalti perdido, Endrick cobrou uma falta de muito longe aos 15 minutos e assustou Léo Linck. Aos 20, Vitor Bueno cobrou escanteio e Vanderlan quase fez contra.

Imediatamente depois do susto o Palmeiras chegou ao gol: Luis Guilherme tocou para Garcia, que enfiou para Breno Lopes; o camisa 19 foi à linha de fundo e cruzou sob medida para Endrick se redimir de vez: 1 a 0. Aos 25, Breno Lopes aproveitou sobra na entrada da área e bateu colocado, nas mãos do goleiro.

Em busca do empate, o Athletico-PR respondeu aos 26 minutos: Hugo Moura cruzou para Erick, que bateu para fora. Aos 27, Richard Ríos perdeu a bola na intermediária e o adversário armou contra-ataque rápido que terminou com Canobbio finalizando à esquerda de Weverton.

Após um breve período sem emoção, o jogo voltou a esquentar nos minutos finais do primeiro tempo. As 44, Luis Guilherme ajeitou para Endrick bater de primeira; a bola resvalou na trave e saiu. Aos 46, Canobbio levantou na cabeça de Erick, que mesmo livre de marcação e na frente de Weverton, concluiu para fora.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

O segundo tempo começou agitado. Aos 4 minutos Weverton lançou Jhon Jhon, que acionou Breno Lopes; o atacante avançou e tocou para Luis Guilherme parar em boa defesa do goleiro. Aos 7, Canobbio experimentou de longe, nas mãos de Weverton. No lance seguinte Garcia arriscou de fora da área, com perigo, para fora.

Aos 10 minutos Alex Santana também tentou a sorte de longee, mas errou o alvo. Aos 11, Gabriel Menino recebeu de Breno Lopes após desarme de Vanderlan, e chutou; a bola desviou em Thiago Heleno e entrou: 2 a 0. Logo depois do gol, João Martins trocou Luis Guilherme por Fabinho. Foi a senha para o Athletico-PR partir para cima.

Aos 19 minutos Vitor Roque chutou e a bola desviou na mão de Garcia. O VAR indicou a penalidade e o árbitro ainda mostrou o segundo cartão amarelo para o lateral Palmeirense, tirando-o do jogo. Vitor Bueno cobrou e descontou: 2 a 1. Aos 23, o Palmeiras fez mais três alterações: Breno Lopes por Mayke, Endrick por Rony, e Naves por Luan.

As mexidas não surtiram efeito. Aos 27 minutos Vitor Bueno lançou nas costas de Vanderlan, Madson ajeitou de cabeça e Vitor Bueno conferiu: 2 a 2. Animado com o empate, o Athletico foi em busca da virada. Aos 31 minutos Vitor Bueno cobrou falta, com desvio, para fora. No lance seguinte ele bateu cruzado, à direita de Weverton.

Para piorar a situação alviverde, Rony torceu o tornozelo aos 36 minutos e ficou sem condições de jogo. Restou ao time armar um ferrolho, e desta vez deu certo, já que nos últimos minutos de bola rolando, contando os exagerados 8 de acréscimo, o Athletico-PR só chegou mais uma vez, aos 42, com Alex Santana num chute de fora da área que não teve direção.

Com o empate em Curitiba o Palmeiras vai a 23 pontos e se mantém no G4 do Brasileirão, mas cada vez mais distante dos líderes.

Agora o Verdão muda o foco para a Copa do Brasil, já que na quarta-feira (05/7) enfrenta o São Paulo pelo jogo de ida das quartas de final. O clássico será disputado às 19h30, no Morumbi.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações