Por Eduardo Luiz
19/08/2023, 20h23

Mesmo sem força máxima Verdão se impôs e venceu com gol de cabeça de Raphael Veiga e golaço de Richard Ríos; time de Abel Ferreira vai a 37 pontos no Brasileirão.

Palmeiras domina o Cuiabá fora de casa e vence por 2 a 0
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

O Palmeiras iniciou o jogo melhor que o Cuiabá, mas pecando na hora do último passe ou da finalização. Aos 7 minutos Richard Ríos cruzou na cabeça de López, que apesar de inteiro no lance e livre de marcação cabeceou por cima do travessão. Aos 10, Artur achou o argentino na área, que não conseguiu dominar.

Só dava Verdão. Aos 16 minutos Raphael Veiga cobrou falta na cabeça de Murilo, que desviou nas mãos do goleiro. Aos 20, Marcos Rocha cruzou para Veiga cabecear buscando o ângulo oposto de Valter, mas ele errou o alvo. No minuto seguinte Artur ajeitou para o camisa 23 finalizar para fora, à direita do goleiro.

A primeira investida do Cuiabá surgiu apenas aos 27 minutos e graças a um erro de Piquerez; Deyverson aproveitou e tocou para Fernando Sobral, livre de marcação, bater por cima. No lance seguinte foi a vez de Alan Empereur vacilar na frente de López, que carregou a bola e tocou para Jhon Jhon finalizar para fora.

O gol alviverde estava maduro, até que aos 30 minutos finalmente saiu: Luan brigou pela bola e como autêntico lateral-direito cruzou sob medida para Raphael Veiga subir mais que a defesa e abrir o placar de cabeça: 1 a 0. Na comemoração habitual, chutando a bandeirinha, ele levou cartão amarelo.

Atrás no marcador, o Cuiabá se lançou ao ataque, deixando espaços na defesa. Aos 36 minutos Artur arrancou em velocidade e cruzou para Jhon Jhon, que se precipitou ao chutar sem direção e com o pé ruim. Raphael Veiga estava livre ao seu lado.

No acréscimo do primeiro tempo o time da casa esboçou uma pressão; aos 48, Jonathan Cafu ganhou de Piquerez mas parou em Weverton. Na sobra, Deyverson, ao seu estilo, tentou cavar um pênalti, mas por sorte a arbitragem não embarcou.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

A etapa final começou no mesmo ritmo do primeiro tempo, ou seja, com o Palmeiras criando – e desperdiçando oportunidades, e com o Cuiabá assustando em lances isolados. Aos 6 minutos Artur cruzou para López escorar nas mãos de Valter. Aos 8, em contra-ataque, Rikelme cruzou e Marllon desviou de cabeça, fácil para Weverton.

Aos 9 minutos foi a vez do Verdão contra-atacar: Jhon Jhon deu bom passe para López, que fintou Empereur mas depois chutou em cima do zagueiro; no rebote Raphael Veiga carimbou a trave. Aos 10, Richard Ríos foi desarmado na intermediária, Wellington Silva enfiou para Deyverson soltar a bomba e parar em boa defesa de Weverton.

O jogo era lá e cá. Aos 13 minutos Artur passou para Ríos, que bateu com estilo, rente à trave esquerda do goleiro. Era uma prévia do que estava por vir… Aos 18, o técnico Abel Ferreira promoveu duas alterações: Zé Rafael e Artur deram lugar a Fabinho e Breno Lopes, respectivamente. Aos 20, após rebote da defesa, Richard Ríos chutou no ângulo direito de Valter, que nada pôde fazer. Golaço: 2 a 0.

Logo depois do 2 a 0, Abel mexeu mais duas vezes: Mayke substituiu Piquerez, e Rony entrou na vaga de López. Com o jogo controlado, aos 33 o português queimou a última alteração a que tinha direito: Raphael Veiga por Jailson. Nos minutos finais da partida o Cuiabá conseguiu finalizar três vezes; na melhor delas, aos 47 minutos, Rikelme parou em ótima defesa de Weverton. Mas já era tarde até para o golzinho de honra.

Com a vitória fora de casa o Palmeiras vai a 37 pontos, mantém a vice-liderança isolada e vê a distância para o Botafogo cair um pouco, de 13 para 11 pontos.

Agora o foco é na Libertadores. Quarta-feira (23/8) o Verdão visita o Deportivo Pereira pelo jogo de ida das quartas de final. A partida acontecerá às 21h30.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações