Por Eduardo Luiz
04/06/2023, 23h28

Verdão saiu perdendo por 2 a 0 mas marcou 4 gols no segundo tempo e garantiu vaga nas oitavas de final. Gómez, Piquerez, Artur e Endrick fizeram os gols.

Palmeiras consegue virada espetacular pra cima do Barcelona e se classifica na Libertadores
(Foto: Conmebol/Divulgação)

Primeiro tempo

Com força máxima, o Palmeiras iniciou o jogo em marcha lenta, sem conseguir passar pela retranca do Barcelona, que por sua vez mostrava-se satisfeito com o empate. Esse panorama só começou a mudar a partir dos 18 minutos, quando Rony fez um gol que foi corretamente anulado por impedimento. Aos 25, Piquerez soltou a bomba e o goleiro defendeu em dois tempos.

O Verdão tinha no lateral uruguaio sua principal arma ofensiva. Aos 28, Dudu enfiou para o camisa 22 que cruzou para Raphael Veiga, mas Portocarrero fez o corte providencial. Aos 32, Zé Rafael sofreu um apagão e deu passe nos pés de Corozo, que enfiou para Fydriszewski bater na saída de Weverton: 1 a 0.

Atrás no placar, o Palmeiras tentou não se abalar. Aos 34 minutos Piquerez cruzou na cabeça de Raphael Veiga, que escorou no travessão. Aos 36, foi a vez de Mayke falhar bisonhamente: Ortiz agradeceu e cruzou para Fydriszewski finalizar duas vezes antes de correr para o abraço: 2 a 0.

Empurrado pela torcida, o time do técnico Abel Ferreira tentou descontar aos 41 minutos: Dudu cruzou e Artur chutou rente ao travessão. Aproveitando a defesa exposta, o Barcelona quase fez o terceiro aos 43: Ortiz chutou de longe e viu a bola sair por pouco. Aos 45, após cobrança de escanteio, Rony escorou já com o goleiro vencido, mas Preciado salvou sobre a linha.

continua após a publicidade

Siga o canal do PTD no WhatsApp

Segundo tempo

Com López no lugar de Gabriel Menino, o Palmeiras voltou para o segundo tempo com fome desde o apito inicial. Logo no primeiro minuto Raphael Veiga cobrou escanteio e Gómez subiu no terceiro andar para fazer 2 a 1. Aos 3, após falta não assinalada em López, Díaz arriscou da entrada da área e carimbou o travessão; no rebote a bola voltou para ele, que mandou por cima.

A resposta do Verdão veio na mesma moeda: aos 4 minutos Artur arrancou e chutou no travessão; a jogada prosseguiu, Dudu disputou de cabeça e o zagueiro salvou sobre a linha. Aos 9, Raphael Veiga tentou a sorte de média distância, a bola desviou e saiu em escanteio. Aos 11 minutos, após confusão na área, Piquerez chutou de direita, à esquerda do goleiro.

O gol de empate estava amadurecendo, até que aos 12 minutos saiu: Dudu cruzou, Rony ajeitou de peito e Piquerez, desta vez com o pé bom, fuzilou para fazer 2 a 2. O empate já bastava para garantir a classificação, mas o Palmeiras queria mais. Aos 13, López chutou, a bola desviou e foi para fora. Dois minutos depois, após outra cobrança de escanteio executada por Veiga, Gómez concluiu rente à trave esquerda.

Aos 18 minutos Piquerez recebeu de Dudu e cruzou rasteiro; López se atirou na bola, não alcançou e ainda tirou Artur da jogada. Aos 20, Raphael Veiga finalizou da entrada da área, para fora. No lance seguinte Artur levantou na área, Rony se antecipou à marcação e desviou por cima. De tanto insistir, o Verdão chegou à virada aos 24 minutos: Piquerez roubou a bola, avançou e cruzou para Rony, que parou no goleiro, mas no rebote Artur conferiu: 3 a 2.

Finalmente à frente no placar, o Palmeiras desacelerou o ritmo, mas não perdeu o controle do jogo. Aos 31 minutos Gaibor arriscou de média distância, nas mãos de Weverton. Aos 36, Ortiz cobrou falta, por cima. Três minutos depois Abel fez duas alterações: Dudu por Breno Lopes, e Rony por Endrick. Logo depois de entrar Endrick deixou o seu: aos 40, Veiga cobrou falta, López escorou na trave e na sobra Endrick cutucou para o fundo da rede: 4 a 2.

Nos últimos minutos ainda deu tempo de Abel mandar a campo Jailson e Tabata nos lugares de Zé Rafael e Artur, respectivamente. Com a virada espetacular em casa o Palmeiras foi a 12 pontos e garantiu classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores. Na última rodada, marcada para o final do mês, fará confronto direto com o Bolívar pela liderança do Grupo C.

O Verdão volta a campo às 16h de domingo (11/6) para enfrentar o São Paulo, no Morumbi. Será o último jogo antes da data Fifa, que fará o Brasileirão ficar paralisado por dez dias.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Atlético-GO 0 x 1 Palmeiras

2. Contas pro título: saiba o que o Palmeiras precisa fazer para ser campeão

3. Palmeiras vence o Atlético-GO em Goiânia e assume a liderança do Brasileirão

4. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

5. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão