Por Eduardo Luiz
20/11/2024, 20h04

Time de Abel Ferreira não foi bem, mas saiu vencedor com gols de Raphael Veiga e López; Verdão vai a 67 pontos e cola no Botafogo.

Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
(Foto: Wilson Castro/W9 PRESS/GAZETAPRESS)

Primeiro tempo

Sem Gómez e com Dudu de titular, o Palmeiras iniciou o jogo respeitando demais o Bahia, que diante da apatia alviverde foi em busca do gol. Aos 12 minutos Luciano Juba cruzou, Ademir cabeceou e Weverton fez ótima defesa. Aos 17, Caio Alexandre experimentou de fora da área e errou o alvo.

Confortável em campo, os mandantes tentaram outra vez aos 22 minutos, novamente com Caio Alexandre, que voltou a mandar por cima. Aos 25, Ademir passou como quis por Caio Paulista e cruzou rasteiro; Marcos Rocha conseguiu um desvio providencial antes de Thaciano encostar na bola.

Após a cobrança de escanteio do lance anterior, porém, saiu o gol: Jean Lucas ajeitou para Luciano Rodríguez bater rasteiro e vencer Weverton: 1 a 0. O segundo gol do Bahia só não saiu pouco depois, aos 37, porque Weverton fez milagre em chute de Jean Lucas.

E quando nada indicava uma reação do Palmeiras, Rony sofreu falta na entrada da área e Raphael Veiga cobrou com perfeição; o goleiro nem se mexeu: 1 a 1. Nos minutos finais do primeiro tempo nenhum time conseguiu criar uma jogada de perigo.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Sem alterações, o Palmeiras voltou para a etapa final um pouco melhor organizado, mas ainda sem conseguir ser criativo. O Bahia, por sua vez, seguiu com mais posse de bola. Aos 10 minutos Ademir arriscou e Weverton defendeu. No lance seguinte Dudu tentou uma finalização que foi bloqueada no meio do caminho.

Aos 13 minutos, em impedimento não assinalado, o Bahia quase fez o segundo: Ademir foi lançado e rolou para Luciano Rodríguez soltar a bomba e parar em Weverton; na sobra o atacante finalizou novamente, e desta vez Vitor Reis evitou o gol. Aos 18, Murilo sentiu uma lesão e precisou ser substituído por Gómez. Na mesma janela Abel trocou Caio Paulista por Vanderlan, e Dudu por Rômulo.

Com 5 minutos em campo Gómez quase marcou o gol da virada do Verdão: Veiga cruzou e ele escorou perto do travessão. Aos 31, Felipe Anderson também sentiu algo e foi substituído por Gabriel Menino. No minuto seguinte Jean Lucas experimentou da entrada da área e bateu à esquerda de Weverton.

Aos 34 minutos foi a vez do acaso ajudar o Palmeiras: Cauly deixou Biel na cara do camisa 21 Palmeirense e o atacante isolou. Incrível. Logo na sequência Abel promoveu a última alteração a que tinha direito: Veiga por López. Aos 39 minutos o Bahia chegou ao segundo gol com Ademir; em campo o assistente não marcou um impedimento de 2 metros, mas o VAR corrigiu e anulou.

A sorte estava lançada. Aos 44 minutos Vanderlan cruzou na cabeça de López; a bola nitidamente entrou, mas o auxiliar mandou seguir. Trinta segundos depois o árbitro parou o jogo para validar o gol da virada do Verdão através do VAR: 2 a 1. Nos 7 minutos de acréscimo o Bahia rondou a área alviverde e não conseguiu finalizar nenhuma vez.

Com a vitória em Salvador o Palmeiras vai a 67 pontos e volta a colar no Botafogo, que empatou na rodada, indo a 69 pontos.

Agora é maratona. O Verdão volta a campo já no sábado (23/11), às 19h30, para enfrentar o Atlético-GO em outro desafio fora de casa.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações