Opinião PTD: Palmeiras se afunda na espiral da acomodação. Tem saída?

Por Eduardo Luiz
17/07/2025

Nos debates sobre o trabalho de Abel Ferreira no Palmeiras muitos torcedores citam 2023 como um ano ruim, o que não é verdade. Vencemos a Supercopa jogando muita bola contra o Flamengo, conquistamos o Paulista sobre o Água Santa, e o Brasileirão teve sim Endrick decisivo, mas o trabalho do português também foi importante. Aquele 5 a 0 no São Paulo aconteceu em outubro, e teve Endrick coadjuvante.

Também é verdade que em 2023 deixamos de disputar uma das finais de Libertadores mais fáceis do últimos tempos em função das escolhas erradas de Abel (aquela imagem do Endrick entrando aos 49 do 2T na Bombonera ficará pra história), mas naquele momento foi uma decisão comprovadamente errada, não um trabalho sem rumo como é o atual.

Em 2024 o Palmeiras ainda conseguiu mais um título estadual, mas a partir daí o trabalho do técnico desandou de vez. As seguidas eliminações em casa deixaram claro que algo estava acontecendo. A perda do Brasileirão num jogo contra o Botafogo em que o empate seria um bom resultado foi a pá de cal.

O 2025 do Palmeiras é desastroso. Mesmo com o elenco mais caro da história, com os reforços mais caros do Brasil, Abel não conseguiu formar um time. Hoje contamos em uma das mãos os jogadores que estão desempenhando um bom futebol. A má campanha no Mundial, infelizmente, era esperada.

Se antes Abel era capaz de mobilizar o grupo, de extrair o máximo de todos jogadores, hoje isso não acontece mais. O Palmeiras entrou na perigosa espiral da acomodação, onde a diretoria negligencia o trabalho do técnico por gratidão, o técnico não trabalha mais como antes pois não é cobrado, e o elenco não rende nada porque o técnico não o mobiliza mais. O resultado disso é a não disputa de títulos.

Para piorar a situação, a diretoria resolveu promover uma reformulação de elenco no meio da temporada. Parece que já desistiu de 2025. O clima é de fim de feira. E como todos estão acomodados, menos a torcida, não vemos qualquer sinal de reação. Tem jogador pedindo pra sair, tem jogador assinando pré-contrato, tem jogador que não esconde a má vontade… E tem um técnico que sentou na idolatria e ligou o f.

De presente por esse mau momento, a diretoria ainda quer antecipar a renovação, o que é um completo absurdo. Abel vive sua pior fase no Palmeiras e hoje não merece ganhar mais um contrato gordo. Se está acomodado agora, imagina com vínculo até 2027? Qual motivação dele pra voltar a trabalhar como antes?

O Palmeiras deixou de apresentar jogadas ensaiadas, o Palmeiras não tem mais uma bola parada forte, o Palmeiras pena pra fazer gol contra qualquer time, o Palmeiras sofre pra vencer em casa (!!). O que mais vai precisar acontecer pra diretoria reavaliar o trabalho? Outra eliminação em casa, e desta vez para o maior rival? Não basta ter perdido um título pra eles?

Abel Ferreira escreveu seu nome na história, mas o sucesso recente não lhe dá carta branca para o fracasso atual.

Se diretoria, técnico e elenco estão satisfeitos, a torcida não está. Os acomodados que se retirem ou acordem. Pra já. O Palmeiras é maior que todos.

LEIA TAMBÉM:

Siga o canal de WhatsApp do PTD!

O empate no Allianz Parque foi…

Resultado