Por Eduardo Luiz
29/07/2024
Na coletiva que concedeu depois da vexatória derrota pro Vitória, o técnico Abel Ferreira resolveu cobrar publicamente alguns jogadores, e mesmo sem citar nomes ficou claro que ele se referia a Gabriel Menino e Richard Ríos. Ele só esqueceu de um detalhe: quem escalou esses jogadores?
Gabriel Menino não passou a se achar o Zidane da Barra Funda de sexta para sábado. Richard Ríos não virou um jogador peladeiro de sexta para sábado. A personalidade dos dois é conhecida há tempos. Portanto o técnico errou ao escalá-los juntos num jogo importante.
A partir do momento que eles foram escalados, deveriam se comprometer com o coletivo, não em alimentar o ego. Ou seja, o técnico errou ao escalá-los e os jogadores erraram por não mostrarem comprometimento. Apontar o dedo, ainda mais publicamente, soa oportunismo de Abel.
Fora Ríos e Menino, Abel errou ao usar um time todo reserva, ao escalar Estêvão voltando de lesão, ao usar Caio Paulista, ao insistir com Rony, errou nas alterações… Resumindo: foi um festival de erros do treinador e a atuação medíocre do time foi um reflexo de suas escolhas/decisões.
Abel tem crédito, mas pode e deve ser cobrado quando não vai bem. Não acho que deve ser demitido, mas precisa parar de errar. Seu ano é muito ruim até aqui.
A responsabilidade de todos aumentou para quarta-feira. É obrigação o time jogar melhor e Abel não cometer tantos erros. E se errar de novo, que assuma a responsabilidade como líder que é.
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras
2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão
3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia
4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente
5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações