Por Eduardo Luiz
03/05/2023

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Hoje, quarta-feira, 3 de maio de 2023, Abel Ferreira completa 2 anos e meio de Palmeiras. Em 30 meses de trabalho o português conduziu o Verdão a 8 títulos. Inegavelmente é o melhor trabalho do futebol brasileiro no século. Mas para alguns integrantes da imprensa esportiva emocionada, não.

Para os negacionistas da mídia, o Palmeiras nunca jogou bem. Nunca convenceu. Nunca teve mérito. Foi tudo sorte.

Em 2023, Fernando Diniz – treinador que foi demitido de São Paulo e Santos já durante a “Era Abel Ferreira”, enfim comanda um bom trabalho, no Fluminense, que para muitos “especialistas” já virou o melhor time do Brasil por meia dúzia de bons jogos disputados. Mas por que isso acontece? Porque é candidato a bater de frente com o Palmeiras.

Nos últimos anos todos times que disputaram os principais títulos com o Palmeiras foram alçados a patamares de super-máquinas. O Flamengo de 2020-2021, o Atlético-MG de 2021, novamente o Flamengo de 2022, e agora em 2023 é o Fluminense. Em comum a todos, até o ano passado, é que foram superados pelo Palmeiras.

Que o Fluminense está jogando bem, é fato. Mas para virar o melhor time do Brasil precisa primeiro consolidar o trabalho do seu treinador, e depois conquistar títulos de expressão, algo que o Palmeiras de Abel Ferreira fez nos últimos 30 meses.

Siga o canal do PTD no WhatsApp