Por Eduardo Luiz
09/10/2023
Encerrando o segundo ano do mandato, já dá pra concluir que a gestão de Leila Pereira é muito ruim. A sucessora de Maurício Galiotte assumiu prometendo fazer mais e melhor que o ex-presidente, mas fez menos e pior.
No aspecto esportivo, Leila apoiou-se na renovação com Abel Ferreira e achou que isso bastaria; sob seu comando o elenco alviverde foi esfacelado. Jogadores importantes deixaram o clube, e os reforços (caros) que chegaram não supriram as carências óbvias do grupo.
No aspecto financeiro o trabalho realizado pela gestão de Leila Pereira também deixa a desejar. Mesmo tendo vendido Endrick e Danilo, dentre outros, o Palmeiras viu sua receita estagnar. O marketing, comandado por um gerente de banco aposentado, não trouxe novas receitas significativas. E o valor que as empresas da presidente pagam ao Palmeiras estão absolutamente defasados. O Flamengo, por exemplo, renovará com 1 parceiro que pagará por uma propriedade mais do que Crefisa e FAM pagam por todos espaços da camisa do Palmeiras em todas categorias.
Enquanto enfraqueceu o Palmeiras em todos sentidos, Leila Pereira viu os principais rivais reagirem. No campo esportivo o São Paulo conquistou um título nacional. Já no financeiro, o mesmo São Paulo e também o Corinthians conseguiram aumentar suas receitas. Os dois, inclusive, podem terminar 2023 com um faturamento maior que o Palmeiras. Hoje, ambos têm receita de patrocínio muito parelhas com a do Palmeiras, que recebe os mesmos R$ 81 milhões anuais desde 2019.
Não satisfeita com o enfraquecimento esportivo e financeiro do Palmeiras, Leila também adotou postura autoritária, perseguindo os poucos opositores que a criticam ou que simplesmente a questionam.
O Palmeiras regrediu com Leila Pereira, que ainda tem pelo menos mais 1 ano de mandato. Seguindo nesse ritmo de erros, omissões, autoritarismo, descaso com a torcida, etc., ela poderá satisfazer seu ego e dizer que entrou para a história do clube, mas como uma das piores presidentes da história.
Siga o canal do PTD no WhatsApp
MAIS LIDAS DO PTD:
1. Notas de Palmeiras 1 x 3 Botafogo
2. Palmeiras volta a pipocar em casa e se complica no Brasileirão
3. Notas de Atlético-GO 0 x 1 Palmeiras
4. Contas pro título: saiba o que o Palmeiras precisa fazer para ser campeão
5. Palmeiras vence o Atlético-GO em Goiânia e assume a liderança do Brasileirão