Por Eduardo Luiz
04/02/2024, 18h17

Após 90 minutos modorrentos, time de Abel Ferreira voltou a fraquejar nas penalidades, ficando com o vice do torneio-bônus.

Nos pênaltis, Palmeiras perde o título da Supercopa do Brasil
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Primeiro tempo

Sem surpresas na escalação, o Palmeiras iniciou o jogo tomando iniciativa. Logo aos 2 minutos Rony foi lançado na área, dominou, girou pra cima da marcação e soltou a bomba, parando em boa defesa do goleiro. A chance relâmpago, porém, não se traduziu numa pressão ou superioridade alviverde, já que o São Paulo conseguiu encaixar a marcação.

Aos 20 minutos Wellington Rato mandou para a área, Gómez afastou parcialmente e Murilo completou o serviço antes da chegada de Alisson. Aos 23, Nikão arriscou da entrada da área, a bola desviou em Gómez e Weverton evitou o gol no reflexo.

A resposta do Verdão veio imediatamente: aos 24 minutos Raphael Veiga lançou Mayke, ele passou pelo zagueiro, invadiu a área, ficou cara a cara com Rafael e chutou em cima do goleiro. Aos 28, Rony recebeu pela esquerda, puxou para dentro e cruzou na cabeça de Veiga, que resvalou e viu a bola passar perto da trave esquerda do goleiro.

Na reta final do primeiro tempo o ritmo da partida caiu ainda mais, e o Palmeiras foi o time que conseguiu finalizar com certo perigo: aos 34 minutos Zé Rafael experimentou de média distância e mandou para fora.

continua após a publicidade

Segundo tempo

Sem alterações, o Verdão voltou para a etapa final tentando reassumir o controle da partida. Logo na saída de bola Rony experimentou um chute sem ângulo que saiu por cima. Aos 4 minutos Mayke cruzou para López se esticar todo e balançar a rede, mas pelo lado de fora.

Repetindo o que aconteceu no primeiro tempo, porém, o jogo logo foi caindo de rendimento. Aos 16 minutos o técnico Abel Ferreira trocou López por Jhon Jhon. Sete minutos depois de entrar, o garoto quase fez o gol do 1 a 0: Mayke cruzou na sua cabeça, mas ele escorou por cima do travessão.

Aos 29 minutos Richard Ríos tentou a sorte da entrada da área e mandou nas mãos de Rafael. Aos 31, Mayke fez boa jogada individual e bateu cruzado; o goleiro já estava batido, mas Moreira tirou antes de Rony chegar para conferir. No minuto seguinte Weverton deu um susto ao errar um passe na entrada da área, mas se recuperou defendendo a finalização de Calleri.

O São Paulo teve outra boa chance aos 35 minutos em falta cobrada por Galoppo que saiu rente ao ângulo esquerdo de Weverton. Aos 36, Abel fez mais duas mexidas: Mayke por Gabriel Menino, e Richard Ríos por Aníbal Moreno. Aos 38 minutos Ferreira bateu colocado e errou o alvo por muito.

Para tentar evitar os pênaltis, aos 41 minutos Abel trocou Zé Rafael por Luis Guilherme. Aos 43, Aníbal Moreno soltou a bomba e quase marcou um golaço; a bola passou perto. Nos seis minutos de acréscimo o Palmeiras até rondou mais a área adversária, mas não conseguiu criar um lance claro para fazer o gol que seria do título.

Nos pênaltis, conforme o esperado, o Palmeiras foi derrotado ao perder duas de suas quatro cobranças (com Murilo e Piquerez); Veiga e Menino converteram, enquanto que o adversário converteu as quatro que teve; final 2 a 4.

O time de Abel Ferreira volta a campo à 21h de quinta-feira (8/02) para enfrentar o Ituano. Com o Allianz Parque vetado por causa da manutenção no gramado, a partida será disputada na Arena Barueri.

Notícias relacionadas:

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações