Por Eduardo Luiz
30/06/2025, 23h01 – Atualizado às 23h27

Segunda contratação mais cara da história do Palmeiras, o atacante Paulinho tem sido decisivo no Mundial, mas em breve ele será desfalque, já que precisará refazer a cirurgia na canela direita. O primeiro procedimento foi feito em dezembro do ano passado, quando ele ainda era jogador do Atlético-MG.
À TV Palmeiras, Pedro Pontin, chefe do departamento médico do clube explicou a situação do camisa 10 e detalhou os planos para a nova cirurgia.
“O Paulinho é um atleta que veio em condição especial, ele chegou contratado de uma equipe que ao longo do ano diagnosticou uma reação de estresse na tíbia. Foi constatada uma fratura por estresse e ao longo da última temporada ele jogou com muitas limitações. De maneira conjunta com o antigo departamento médico da equipe foi planejado fazer o tratamento ao final da temporada. Ele foi operado por esta equipe e recebemos o atleta com 15 dias de cirurgia e já com todas as informações necessárias em relação ao que havia passado e o procedimento submetido para dar sequência ao processo de recuperação”, iniciou.
De acordo com Pontin, Paulinho passou a sentir dores novamente na reta final da recuperação: “A cicatrização transcorreu de maneira esperada, dentro do prazo esperado, de três a quatro meses. Após esse processo é reintroduzido trabalho até a volta ao campo. Ele foi se sentindo muito bem, ele foi avançando de fase até voltar aos jogos e treinos com a equipe com carga controlada, porque precisava respeitar uma fase inicial de controle de carga. Esse controle foi sendo feito. A comissão técnica, o próprio atleta, todos cientes e conforme foi transcorrendo esse período de reintrodução aos treinos e jogos, o atleta infelizmente apresentou dor. Isso pode acontecer por ser uma lesão grave”.
Por fim, o médico detalhou o que será feito na nova cirurgia: “Vamos fazer um novo tratamento. Basicamente é uma fixação do osso, a gente pretende usar um implante resistente o suficiente para aguentar a carga. Agrega-se a esta fixação o que chamamos de enxerto ósseo, com o material do próprio atleta. Vai dar estabilidade, vai deixar o osso com maior estabilidade possível para aguentar futuramente carga de treinos e jogos a que será submetido”, encerrou.
A nova cirurgia de Paulinho será feita logo após a participação do Palmeiras no Mundial. O doutor não informou o prazo de recuperação.