Por Eduardo Luiz
31/07/2020, 09h33

(Foto: Cesar Greco/Ag.Palmeiras)

Em janeiro, logo depois do Verdão estrear no Campeonato Paulista e na temporada, o técnico Vanderlei Luxemburgo se posicionou sobre o rodízio de elenco, dizendo que não pretendia mudar muito o time de um jogo para outro, e que preferia ter um jogador importante a 30% do seu potencial em campo do que no banco. Agora, com a maratona de jogos que teve início após os 4 meses de paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, o comandante Palmeirense mudou de opinião e já a colocou em prática.

Titular no clássico contra o Corinthians, Luiz Adriano ficou na reserva contra o Água Santa, e depois voltou à equipe diante do Santo André. Além do rodízio promovido com o atacante, Luxa mexeu em outras posições – fez 9 alterações no total. Após a partida da última quarta-feira, o treinador disse que vai seguir fazendo mudanças.

“Isso de buscar time ideal é criação dos outros. Tenho um elenco ideal. Estou trabalhando com o elenco que tenho, ora entra um, ora outro. A proposta é essa, de tentar recuperar jogadores desgastados, montar uma equipe, dando oportunidade para os jogadores das categorias de base. Não tem outra proposta. É um trabalho árduo, difícil de ser feito, mas estamos fazendo. Eu gostaria de ter um time ideal, mas boto o jogador e quem se garante em campo é ele. Estou trabalhando o elenco e girando com eles” comentou.

“Vamos jogar domingo, quarta e domingo até o fim do ano. Eu já tinha dito que existia a possibilidade de jogar com três no meio-campo mais marcadores e três atacantes, com um meio-campo mais pesado, como também posso ter um meio-campo mais leve. Depende do jogo” completou Luxa, explicando também as variações táticas que promoveu.

A possibilidade que agora tem de realizar até 5 substituições por jogo, regra que a Fifa autorizou até agosto de 2021, também fez o técnico da mudar de opinião sobre o rodízio de elenco: “Fizemos uma estratégia para trabalhar cada momento, e ter cinco substituições favorece, temos a possibilidade de usar durante os jogos” encerrou.