Por Eduardo Luiz
10/06/2020, 08h27
Função que passou a desempenhar pouco antes da paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, Dudu seguirá atuando como meia de criação assim que o futebol for retomado. Esse é o plano do técnico Vanderlei Luxemburgo, que também quer o camisa 7 um pouco mais “egoísta”.
“Na minha cabeça, dá para ele jogar assim. Ele teve só três jogos nessa posição. Por isso, é uma possibilidade que estou tentando para ver se vira uma realidade para mim. Vou continuar, mas pode ser que eu crie outra situação. O Dudu tem a versatilidade que um técnico precisa” disse o treinador, em entrevista ao Lance!.
Sobre o pedido para o atacante ser mais egoísta, Luxa explicou: “Não é ser egoísta, mas ser um pouco egoísta. Se tiver duas opções, entre o passe e o gol, ele tem que escolher o gol. Ele tem que gostar de gol. Serve muito, passa muito, é o nosso maior passador de bola e nosso maior garçom. Mas teve temporada em que fez quase 20 gols. Ou seja, faz gol também”.
O técnico quer ter em campo uma linha de frente mais efetiva: “Ele é atacante, e é importante atacante gostar de gol. Se ele faz gol, outro também, outro também, você tem quatro, cinco jogadores que fazem gols, você passa a ter um time forte e decisivo”.
Em 2020 Dudu tem apenas 2 gols marcados em 12 jogos; já como garçom o número é um pouco melhor: são 3 assistências.