Por Eduardo Luiz
09/12/2023, 11h42

João Martins revela como foi a estratégia de Abel para desestabilizar o Botafogo
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Ao longo de boa parte do Brasileirão, com o Botafogo tendo boa vantagem na liderança, o técnico Abel Ferreira sempre disse que o adversário estava com o título nas mãos. Em entrevista ao jornal português Tribuna Expresso, João Martins, um de seus auxiliares, revelou que isso foi uma estratégia para desestabilizar a equipe carioca.

“Foi engraçado porque quando a distância abriu muito, o Abel começou a passar o discurso: Vou dar-nos como fora do título, só para tentar que o Botafogo comece a sentir mais pressão de ser líder. Sempre que me perguntarem, eu vou dizer que o Botafogo é o grande candidato, que o Botafogo tem tudo para ganhar, que o Botafogo só depende dele“, iniciou João.

“Sabíamos bem o que nos custou, no ano passado, sermos consistentes. É preciso saber estar na frente, lidar com a pressão, saber lidar com a visibilidade, com essas coisas todas de quem ganha. Sabíamos que era um clube que não ganha há muitos anos. A verdade é que estava com tudo para ganhar e com grande distância. O Abel disse isto, se calhar, há 3 ou 4 meses. O mais engraçado é que os jogadores partilhavam muito isso: João, você vai ver que eles vão começar a escorregar, vão começar a perder pontos“, completou o auxiliar.

De acordo com João, internamente o Palmeiras nunca desistiu do título: “Todos os anos usamos uma história para toda a competição. A história que usamos no Brasileirão deste ano era o Monopólio. Cada casinha é cada jogo. O Abel sempre dizia: Ainda vai passar muita água nesta ponte. O mais engraçado é que no final da reta há uma curva (o confronto direto), e ele dizia: A ver se eles não se despistam nesta curva. Foi nessa curva que começamos a ficar perto deles. Quando passamos, ele disse: Vamos tirar o retrovisor do nosso carro, só interessa nós contra nós. Se formos mais rápidos do que quem vier atrás não nos vão alcançar‘”, encerrou.

O Palmeiras chegou a estar 14 pontos atrás do Botafogo (58 x 44), isso aconteceu na 27ª rodada. Nas 11 rodadas seguintes o Verdão somou 26 pontos, enquanto que o adversário conquistou apenas 6.

Siga o canal do PTD no WhatsApp

MAIS LIDAS DO PTD:

1. Notas de Bahia 1 x 2 Palmeiras

2. Palmeiras consegue virada improvável sobre o Bahia e segue vivo no Brasileirão

3. Veja como Abel pode escalar o Palmeiras sem Gómez, Ríos e Estêvão contra o Bahia

4. Dudu não sairá do Palmeiras em 2025, afirma vice-presidente

5. Dorival coloca Estêvão a 3 minutos do fim e revolta torcedores de todos times; veja reações