Por Eduardo Luiz
15/09/2020, 08h18

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Na expectativa para o jogo de amanhã contra o Bolívar, pela retomada da Libertadores, o zagueiro Gustavo Gómez alertou para a dificuldade extra que o Palmeiras irá enfrentar em La Paz: o ar rarefeito dos 3.640 metros de altitude da capital boliviana.

Com experiência de atuar em cidades acima do nível do mar pela seleção paraguaia, o defensor admitiu que a adaptação é complicada, e por isso pediu que o Verdão jogue de maneira inteligente.

“A adaptação é difícil. Hoje (segunda-feira) eu e meus companheiros já começamos a entender a altitude e seus efeitos. A comissão decidiu vir dois dias antes para nos aclimatarmos melhor e isso vai ajudar bastante” iniciou o camisa 15, em depoimento ao site oficial.

“Temos de estar focados e concentrados para o jogo, que é o mais importante. Precisamos jogar de maneira inteligente. Joguei com a altitude pela Seleção Paraguaia e precisamos marcar o adversário de perto e ficar ligado o tempo todo” completou o zagueiro.

Quem também falou sobre os desafios de atuar na altitude foi o preparador físico Antônio Mello, que explicou a decisão da comissão técnica em antecipar a viagem e detalhou o trabalho desenvolvido junto ao elenco.

“Viemos com antecedência principalmente para identificar os problemas que a altitude traz e que podem interferir diretamente nas ações de jogo. Primeiramente, um dos empecilhos é a hiperventilação, que é a respiração ofegante, depois vem a rarefação do ar, que traz uma dor de cabeça, uma tontura… isso tudo já foi superado hoje (segunda-feira) no treino. Os atletas responderam muito bem e agora estamos fazendo um trabalho específico para os goleiros. A bola em uma distância de 50 a 60 metros toma uma trajetória muito irregular e estamos preparando nossos goleiros para isso. Viemos com finalidades. É um trabalho simples, mas muito eficiente. A ideia é minimizar com confiança e sabedoria os efeitos da altitude e buscar um bom resultado” disse o profissional.

O jogo entre Bolívar x Palmeiras será realizado às 21h30 desta quarta-feira. O Verdão lidera o Grupo B com 6 pontos, 3 a mais que a equipe boliviana.