Galope Peregrino: Violência, pênalti e injúria racial, entre outros. Essa foi a cara do Derby (#165cro)

Por Catedral de Luz
13/04/2026

O título do texto espelha claramente o que este colunista pensa do clássico deste final de semana.

Violência: Porque o nosso adversário raciocinou que o futebol virou trincheira de guerra.

Pênalti: Porque ele foi nítido ao nosso favor. Prova? Lembrem do jogo disputado em Cartagena e depois comparem. Caso o leitor não aja de forma tendenciosa verá que as imagens se assemelham.

Injúria racial: Porque ela continua, assim como a hipocrisia permanece. Carlos Miguel foi vítima dela e põe abaixo a máxima de que o racismo não respira em todas as classes. Respira, sim.

A cada Derby disputado no bairro de Itaquera concluímos que jogar lá é risco contra a integridade dos jogadores.

Enfim, afora outros episódios de domínio do torcedor, continuamos líderes – depois de dois embates como visitante (nos pacíficos gramados de Salvador e Itaquera).

A realidade é que o mundo virou palco da absurda intolerância.

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História… Amizades… Esposa e Filha.
Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.

LEIA TAMBÉM:

Siga o canal de WhatsApp do PTD!

Qual principal motivo do empte em Itaquera?

Resultado