Galope Peregrino: Hipocrisia por preguiça (#118cro)

Por Catedral de Luz
11/04/2025

Frases feitas. Assim terminamos alguns assuntos, principalmente quando a falta de argumentos é obvia. Exemplo? “Palmeiras não tem Mundial!” Entretanto esta frase não é o assunto do texto em voga.

Quantas vezes você ouviu a frase “arena – ou estádio – de futebol não é teatro”? Pois é, caro amigo que me lê, o público que frequenta os jogos está atento a ela e logo repete, simplesmente porque atende seus interesses.

Eu concordo. Afinal, dinheiro não nasce em árvores e o preço deixou de ser popular. Não estou certo?

Contudo… Raciocine comigo: Partindo do pressuposto de que futebol não é praticado em teatro, jogador não é artista e espectador – torcedor mais precisamente – não é plateia… logo, futebol não é espetáculo.

Ao melhor estilo raiz de ser, arena – onde se joga futebol – é algo similar ao Coliseu da Roma Antiga e os atletas interpretam gladiadores em disputas constantes pela vida. Ganhar ou perder impõe mais do que o sucesso absoluto e o respeito de seus torcedores. Vale o polegar levantado ou não, ao confirmar se o jogador fica ou vai para o limbo, em descanso eterno.

Assim sendo, se não resta opções para o jogador, para que exigirmos perfeccionismo de sua parte? Como qualquer pessoa, em carne e osso, o atleta manifesta seus sentimentos e as críticas endereçadas a si – longe de serem críticas, na verdade ofensas – recebem réplicas. E aí, o torcedor “mimimi” se sente desrespeitado. “Aos amigos a justiça, aos inimigos a lei”. É assim que a música toca?

Richard Rios não foi “politicamente correto” e manifestou-se embasado em declarações feitas via redes sociais, por pessoas que pouco se importam se ele está vivendo uma fase de problemas ou não, pois todos lembram, sim, o salário recebido mensalmente por ele e se esquecem do ser humano a respirar dentro das quatro linhas.

Culpar é fácil, demanda um gesto simples de polegar. Afinal, futebol não se pratica em teatro.

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História… Amizades… Esposa e Filha.
Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.

LEIA TAMBÉM:

Siga o canal de WhatsApp do PTD!

Quem deve ser titular contra o Corinthians?

Resultado